A Geração Advanced

on domingo, novembro 21, 2010
Buenos dias, espero que estejam curtindo este fim-de-semana, seja se espreguiçando ao acordar BEM tarde da manhã o por otros motivos... Además, hoje é o dia dos meus posts acerca dos games de Pokémon. A matéria/post desta semana é sobre os games Ruby & Sapphire, que muitos acabaram gostando e odiando... E, como de costume, deixarei vocês com links no começo e no final do post. Posts sobre os games de Pokémon:

El Viento del Norte
Pokémon Ruby & Sapphire

Não deixem de ler todos os posts de meus comentários sobre os games, aos domingos. E de comentar também, que não tira pedaço de ninguém. /hihi

EDIT: Esqueci de comentar algo que eu estava precisando anunciar. Depois de pesquisar mais sobre os games GS, percebi que deixei detalhes escaparem. Por favor, convido-os a relerem as passagens novas que foram inseridas aqui:

O céu e o Mar


A Geração Advanced

Após um ano sem novidades, os fãs já estavam cogitando o próximo lançamento de games de Pokémon e estavam tentando imaginar como seriam os novos Pokés . Pouco depois, a Nintendo anunciou em conta-gotas, informações sobre os games da nova geração, voltados pro portátil Game Boy Advanced, o sucessor do Game Boy Color. Esta seria a revolucionária versão de Pokémon, mas que também iria trazer algumas desvantagens... Pokémon Ruby & Sapphire, fora lançado no dia 21 de novembro do ano de 2002, lá no país do sol nascente.

A lista de novidades dentro dos games é vasta. Todos os fãs estavam esperando ansiosamente por qualquer notícia sobre os mesmos. Os games faziam os jogadores antigos de RGBY se impressionarem. Os sprites ficaram mais detalhados, as cidades ficaram mais coloridas, os detalhes de pegadas que aparecem no banco de areia, os nevoeiros, o efeito de chuva caindo... Ruby & Sapphire, acabou trazendo uma gama boa de gráficos, trazendo mais cor ao universo de Pokémon. Além disso, trouxe consigo, 135 novos pokémon na mala e um continente totalmente novo, chamado de Hoenn.

Ao jogar, você terá a impressão de que algum fato é semelhante aos games anteriores. É, eu sei, o game não muda muito mesmo... A história começa com o protagonista (menino ou garota) saindo do caminhão de mudança. Quando o caminhão chega ao seu destino (cidade de Littleroot), você precisará descer e conversar com sua mãe. Ela conta que vocês saíram do continente de Johto pra morarem próximo da cidade de Petalburg, local onde o seu pai (Norman) exerce o cargo de Gym Leader. Enquanto isso, ela pede pra que procure a casa do Prof. Birch, o pesquisador renomado da região. Lá dentro, você encontrará o treinador de sexo oposto ao seu, que será o filho do Prof. Birch. Depois de se aventurar um pouco e encontrar o prof. Birch sendo encurralado por um Poochyena selvagem, você deverá usar uma das Pokébolas da case, pra salvá-lo!

São várias as atrações destas versões de Pokémon. Uma delas, é a mudança gráfica, vista por todos os lados e em todas as situações. RS (Ruby & Sapphire) mostra detalhes que aprofundam um pouco mais a experiência de jogar Pokémon.


A imagem de seu treinador sendo refletida na água, os poços de água na estrada, a areia que deixa pegadas pra trás, os pingos de chuva forte e o nevoeiro espesso são "apenas" alguns dos efeitos dentro do game. Nas batalhas pokémon, inseriram alguns fundos coloridos e um "piso central" que determina o tipo de terreno que predomina a área. Algo muito melhor em comparação com aquele "mar branco do vácuo-sem-fim" onde os pokémon batalhavam antigamente.


Esta geração de games trouxe novas modalidades de batalha. Uma delas é a batalha em duplas. Nela, até quatro pessoas podem participar da briga.


Com a chegada das partidas em duplas, muitos dos golpes vistos anteriormente, acabaram se adaptando às double battles; exemplo disso é que, uma Thunder apenas atacará um dos alvos selecionados, enquanto que Surf irá atingir os dois pokés da dupla adversária.


As estratégias das double battles são mais complexas do que nas single battles, por isso, você precisará treinar bastante e aperfeiçoar o entrosamento da sua dupla.

A outra modalidade de batalha, são as Pokémon Contests. Numa Pokémon Contest, você apresentará o seu pokémon de tal modo que, ele seja avaliado por um juíz do evento e também será avaliado pelo público.


Pra encontrar uma casa de eventos de Contest, você deverá se deslocar em diversas cidades, pois em cada uma das casas você poderá participar apenas em um Rank determinado. Pra começar a participar dos eventos, você precisa entrar na casa de eventos do Rank mais básico, obter a Ribbon daquele nível e dali, começar a participar das competições do próximo nível de competição, obtendo a Ribbon da mesma e assim por diante.


Demonstração de como acontece uma Contest. Basicamente, são duas fases, a apresentação do pokémon ao público (o que mais impressionar o público, receberá mais atenção do mesmo) e a exibição de ataques/batalha. Na segunda parte, você deverá usar combinações apropriadas pra modalidade de contest que está participando. Existem ao todo, cinco modalidades: Smartness, Coolness, Beauty, Cuteness e Toughness, sendo que elas vão ser divididas em 4 níveis: Normal Rank (iniciante), Super Rank (2º nível), Hyper Rank (3º nível) e o Master Rank (o último nível).

No anime, especificadamente na saga Advanced, uma das plots principais pra atrair a atenção das meninas são as competições de beleza que ocorrem nestes Contests. Na temporada seguinte (de Diamond and Pearl), uma das parceiras de Ash também anseia seguir a carreira de uma Coordinator (Coordenadora) de Pokés, até o Ash participa de alguma destas competições de Contest, só pra provar que contests não é apenas pra "meninas".

Se você pensava que bastava ter uma boa combinação de golpes pra vencer uma destas Contests, enganou-se. Pra se dar bem nestas competições, você precisará produzir várias PokéBlocks boas e que elevem os stats especiais das Contests Pokémon. Um pouco mais adiante, explicarei sobre estes PokéBlocks.


O segredo da vitória destes concursos, é a boa combinação de ataques interessantes e a boa distribuição dos atributos dos Stats de Contest, como vistos ali em cima.

Estes games foram os precursores que nos trouxeram as excelentes e útilíssimas Running Shoes, sapatos especiais na qual o protagonista poderá correr pelo cenário, bastando pressionar o "B", enquanto anda. As Running Shoes, desde então, são distribuídas sempre no começo de cada um dos games posteriores, para aqueles apressadinhos que não aguentam mais esperar o personagem passeando por ai...

Ah sim, ainda tem outra novidade pra lhe contar... Lembram-se do apetrecho multi-uso do PokéGear, em GSC? Pois é, agora, temos um outro apetrecho novo, pra ajudar na sua jornada. Ele se chama PokéNavi, uma abreviação da Pokémon Navigator, um dos acessórios contruídos pela organização Devon, do continente Hoenn. Ele apresenta as funções de mapa, verificador de Stats e de Ribbons obtidas nos Contests e também uma agenda telefônica que permitirá saber quando os treinadores estarão lhe procurando pra remarcar as revanches, além de revelar algumas informações sobre os gostos e o estilo de batalha deles. Isso que eu chamo de tecnologia!

O menu do PokéNavi e as infos de um dos treinadores na lista de Trainer's Eyes. Um upgrade bem legal este não?

Já que citei sobre os Stats de Pokémon, aqui temos outra boa notícia. Os pokémon acabaram ganhando uns "updates" bem interessantes. Vamos começar com a parte mais técnica dos Stats deles: os IVs e EVs.

Os IVs (sigla pra Individual Values), são números invisíveis que determinarão o quão forte é o seu pokémon. Antes, em jogos das gerações passadas, você poderia ter um "pokémon TOP" Stats, com 15 IVs em todos os seus atributos. Agora, ele acabou saltando pra 31 pontos de IVs.

Pra deixar mais simples de entender, um pokémon "TOP", é aquele que apresenta exatos, todos os pontos máximos pros seus atributos, no nível 100. Pois bem, isso significa que este pkm TOP terá 31 IVs em todos os seus atributos. Caso ele tenha 20 pontos de IV em Sp. Def (por exemplo), este pokémon terá 11 pontos a menos do máximo de atributo pra Sp. Def.

Já a EV, é uma novidade inserida nesta geração de games. As EV (Effort Value) são outros números escondidos, que irão influenciar na distribuição de pontos nos atributos do seu Pokémon. A cada quatro pontos de EV obtidos, o seu pokémon aumentará um ponto de Stat de um atributo. Os EVs são obtidos através de batalhas de pokémon, recebendo os EVs respectivos pra espécie do Pokémon derrotado. Todos os pokémons que participam recebem a mesma quantidade de EVs, sem dividir, e eles poderão ter, no máximo, 510 EVs distribuidos em seus atributos e, o máximo que um atributo poderá acumular será 255 EVs. Pra evitar desperdícios, o treinador poderá effortar o seu pokémon até 252 pontos de EV em um só atributo (ou qualquer combinação que desejar), pra obter bons resultados.

Além destes elementos matemáticos, foram também inseridos habilidades especiais pra cada um dos Pokémon. Os efeitos de suas habilidades são muito diversificadas, servindo tanto durante como fora das batalhas de Pokémon. Este tipo de habilidade especial, acabou dando uma valorizada a pokémon antes vistos como fracos ou sem serventia, como a Shadow Tag do Wobbuffet, que força o pokémon oponente a permanecer em batalha, enquanto o Wobbuffet está em campo.

Um outro fato interessantíssimo na geração III, é a possibilidade de criar um quarto secreto, em algum lugar do continente. Pra ter um quarto só seu, você precisará da TM Secret Power e então, usá-la em qualquer um dos locais "estranhas", que aparecem eventualmente durante a sua jornada. Assim como em GSC, aqui também tem vários enfeitos diferentes pra serem usados dentro da base secreta. Muitos deles podem ser comprados em casas específicas, espalhadas em várias cidades.

Descubra e escolha uma base secreta pra você e enfeite ela do jeito que queira!

Outra das novidades é o retorno das berries, aquelas que eram classificadas simplesmente como "berry" em GSC agora, ganharam nomes, muitas funcionalidades diferentes e pasmem, existe até um sistema de textura dos sabores característicos de cada uma das berries! Todas as berries precisam ser colhidas ou obtidas através de conversas com alguns NPCs chave.

Uma berry é classificada entre os sabores Spicy, Dry, Sweet, Bitter e Sour. Há uma gama grande de combinações diferentes destes sabores, em várias berries.

Uma das funcionalidades principais delas é a produção de PokéBlocks, barrinhas coloridas que elevam stats especiais usados em Pokémon Contest. Mas pra isso, você precisa entrar numa das casas de eventos de Contest e então, usar uma maquininha esquisitinha, chamada Berry Blender, que irá triturar as frutinhas que você jogou nela e no fim, você obterá uma das PokéBlocks.


O minigame do Berry Blender é bem simples, basta apertar "A" na hora que o ponteiro passa bem em cima da setinha escrita com o seu nome, até que a fruta seja totalmente triturada. Pra poder jogar no minigame do Berry Blender, você precisará do Case de PokéBlocks, pra guardar as PokéBlocks que forem produzidas.

Este Key Item é adquirido em Slateport City, entre na casa de eventos e converse com esta menina, pra recebê-lo. Este Pokéblock Case deverá ser usado pra alimentar os seus Pokémons com os PokéBlocks produzidos no Berry Blender.


Antes, você via uma árvore fixa de berries dando frutos diariamente, mas agora, é VOCÊ que deverá tomar conta das árvores. Assim que você planta elas em algum canteiro em Hoenn, você precisará regar ela sempre, em cada uma das fases diferentes. Logo logo, você perceberá elas crescendo, florescendo e então darão os frutos tão desejados. Mas, falando nisso...

Existem ainda, alguns bugs chatos e alguns "contras" que fizeram os fãs de pokémon chiarem ao tomar conhecimento deles. Pra começar, em RS (Ruby & Sapphire) existe um bug conhecido como Berry Glitch, no qual o codigo interno do game acaba por congelar todas as berries que não foram colhidas e impedem o seu crescimento. Além deste efeito "nocivo" pras berries, a Berry Glitch acaba afetando outros eventos diários que ocorrem no game, tais como: treinadores que param de marcar novas batalhas; Lilycove Dept. Store não faz mais anúncios de vendas e impede com que o jogador pegue uma Lotto Ticket nova; o NPC conhecido como "Energy Guru" nunca mais dará descontos de Vitaminas; a maré da Shoal Cave nunca muda; o homem que lhe dá a TM27 (Return) e a TM21 (Frustration) em Pacifidlog Town parará de oferecer as TMs; o Berry Master parará de distribuir berries de graça; e por fim, o número randômico da Mirage Island sempre será o mesmo.

O Berry Glitch eventualmente pode acontecer em saves com mais de 100 horas de jogo ou depois de um ano em posse do jogo. Não se preocupe se você tiver esta Berry Glitch em seu cartucho, há vários métodos de se corrigir ele, com os patchs de atuallzação, baixados com alguns dos métodos conhecidos ou então, levar o seu cartucho até a Nintendo, pra que ela corrija este glitch. Se quiser saber destes métodos, você encontrará na página da bulbapédia (sobre o Berry Glitch), citações de procedimentos pra poder corrigir este famigerado bug, na linha "Fixing the glitch".

Há também diversos Pokémon Glitchs, tais como o "Bad Egg" e o "??????????", que acabam por prejudicar o seu jogo.

Fora isso, Pokémon Ruby & Sapphire não tem conectividade com os games da geração I e II. Ou seja, todos os pokés que você adquirira nestes games do Game Boy Color, não poderá repassá-los pra estes games do Game Boy Advanced. É exatamente este o principal "contra", que fez muitos fãs ficarem indignados com este "novo game". Eles estavam esperando que a Nintendo fizesse algo a respeito dos antigos pokémon e era exatamente nisto que a Game Freak trabalhava...

História sobre os games...

Os jogos Pokémon Ruby & Sapphire trouxeram dúzias de elementos novos que acabaram fazendo com que os games de Pokémon ganhem uma profundidade maior dentro das batalhas e também, fora delas. Foi aqui que as famosas Pokémon Contests foram apresentadas pro mundo, assim como a lista de berries que foram criadas especialmente em função das Contests e dos PokéBlocks. É uma pena terem removido os períodos do dia, que iam alternando em GSC, mas a melhoria gráfica implicada aqui, já acaba por repor esta mecânica.

Novos pokémon, novo continente, novos golpes e muitas lendas e mistérios pra serem desvendados! Nestes games, perceberemos a ação de não uma, mas de DUAS facções rivais. A Equipe Aqua que quer deixar o mundo todo debaixo d'água usando o Kyogre e a Equipe Magma, que quer secar os oceanos pra poder erguer mais pedaços de terra pros pokémon terrestres viverem mais confortavelmente.


O que você pensa a respeito destas facções criminosas?

Curiosidade: Estas versões de Pokémon também entraram na lista do Top 25 melhores games do Gameboy Advance, da IGN.

Agradecimentos ao Ness_64, que revisou o conteúdo do post desta matéria.

SCREENSHOTS:













INFORMAÇÕES

Nome original: ポケットモンスター ルビー, サファイア
Idioma: English
Formato: rom
Tamanho: 16Mb
Recomendado APENAS para maiores de 18 anos?: Não
Uploader: Latios Vision

Ruby Version
DOWNLOAD
Megaupload


Sapphire Version
DOWNLOAD
Megaupload



1 comentários:

vascaino1 disse...

Essas versões foram muito boas ^^
Principalmente por causa dos gráficos...
Quando o cara ler o post, o cara ver o quanto complexo e longo é o game xD