RojoFuego y VerdeHoja

on domingo, novembro 28, 2010
Holas buenas noches... Aqui vos trago, mais uma de minhas matérias sobre Pokémon. Por conta de problemas no acesso ao bulbapédia, precisei trocar as imagens das boxes dos games deste post. /mmm

Comentários e críticas sobre este post serão bem-vindos! Neste link, você encontrará a matéria anterior.



RojoFuego y VerdeHoja

No dia 24 de janeiro de 2004, foi lançado no Japão, os games Pokémon FireRed & LeafGreen Version. Eles são remakes (um game antigo remodelado) dos homônimos games de Game Boy, Pokémon Red & Green Version (que, por um acaso, foram os primeiros títulos a serem produzidos da franquia Pokémon). Estes foram um dos mais esperados games. Eles conseguiram alcançar a façanha de serem o segundo game best-selling pro Game Boy Advanced, sendo ultrapassado apenas pelos games Ruby & Sapphire Version. Por este motivo, os games receberam os títulos de "Player's Choice" da Nintendo, depois de serem lançados.

Em FireRed & LeafGreen, todas as mecânicas vistas nos primeiros games da geração III, são (re)vistos aqui: Abilities, IVs/EVs, ataques, as Running Shoes e muito mais. Todo o continente de Kanto foi remodelado, seguindo a linha de paletas e de sprites dos games RS. Fora isso, foram incorporados novos elementos aos games.

A história destes remakes é a mesma dos primeiros jogos da série. Você encorparará na pele de um treinador(a) iniciante da cidade de Pallet, que irá resgatar o seu primeiro pokémon com o Prof. Oak, e você irá topar muitas vezes com o seu rival e vizinho Gary Oak, neto do famoso professor pokémon. Você precisará coletar todas as oito insígnias de oito cidades espalhadas no continente pra poder participar da Pokémon League, derrotar a EliteFour e se tornar o mestre de pokémon do continente! Mas...


... Vocês sabiam que, além de trazer todos os pokémon da pokédex de Kanto (do Bulbasaur ao Mew), você acabará por encontrar um conjunto de ilhas (conhecidas como Sevii Islands), nas quais enconde uma diversidade maior de Pokémon, trazendo espécies como Hoothoot, Heracross, Unown e outros pokémon oriundos de Johto?



Pois é, estes remakes, foram bem trabalhados. Existe muito o que se fazer em Kanto e nas Sevii Islands, até se livrar completamente das perigosas empreitadas da Equipe Rocket.

A pokédex destes remakes, acabou ganhando updates muito interessantes, como identificar os pokémon pelo seu Habitat, listar pokémon dos mais leves pros mais pesados, entre outras formas de pesquisa.

Fala sério... Você não sabia que os pokémon eram tão distintos entre si, pesquisando todos eles via Hábitats? É amigo... O remake traz tantos detalhes mínimos, que agradam qualquer veterano/novato nos games de Pokémon.

Nestes remakes de pokémon, conseguiram inventar novos produtos pra auxiliar a vida do treinador. Um dos apetrechos novos do game se chama VS Seeker. Com ele, você poderá remarcar batalhas contra os treinadores já derrotados por você, bastando usar o VS Seeker na tela onde o treinador possa ser visualizado, e então, se ele mostrar um balão com as interrogações "!!", você poderá batalhar novamente com este treinador, caso contrário, se aparecer um xis grande no balão do treinador "X", você não poderá chamá-lo pra revanche desta vez, mas talvez, na próxima ele aceite batalhar contra você.

Quem quer batalhar comigo, LEVANTA A MÃOZINHA AEEWWWWW!
O acessório é descarregado logo após o uso. Não se preocupe, ele recarrega rápido, basta dar uns 50 passos que você estará pronto pra chamar os treinadores novamente. Este é um dos itens mais preciosos pra treinar os seus pokémon, sem empecilhos. Felizmente, também foi reaproveitado em títulos posteriores a este game.

Em FR & LG, você verá um recurso incomum, a "recapitulação" das principais ações realizadas antes de desligar o game.

http://pocketmedia.ign.com/pocket/image/article/543/543438/pokemon-fireredleafgreen-20040831020818390_640w.jpg
Que chique HEIN!? Tem até a recapitulação dos últimos episódios de ontem da minha jogatina. Como será o episódio de hoje?

Além deste recurso novo, os remakes trouxeram um sistema de ajuda que lhe dá muitas dicas e sugestões, usando os botões L e R, do console. Muito informativo pra aqueles jogadores menos acostumados com os títulos de Pokémon. Este recurso foi usado de forma suave, nos games posteriores.

Dependendo do momento em que usa o sistema de ajuda (Help), ele lhe dará várias dicas e informações. Basta pressionar L ou R, pra acessar este sistema.

Uma das outras novidades trazidas aqui, são os ícones de cada um dos itens dos games de Pokémon. Este foi o primeiro game a apresentar a forma e as cores de cada um dos itens que todos os treinadores viviam a usar na aventura, mas não tinham ideia de como seriam os "objetos". Uma das maiores surpresas aqui, é saber que as TMs e HMs são, na verdade, discos de CD, nas quais, você usa no Pokémon pra aprender novas técnicas.

http://pocketmedia.ign.com/pocket/image/article/543/543438/pokemon-fireredleafgreen-20040831020921734_640w.jpg
Os pokémon aprendem técnicas escutando-as, no seu Cd Player portátil. Duvida? Olha ali os CDs das TMs.

Por conta disso, todos os games que precedem FR & LG, apresentam todos os sprites e ícones de cada um dos itens, fazendo com que o universo de pokémon se amplie, com estes novos sprites.

Um dos inventos loucos da Nintendo pra estes remakes é o chamado GBA Wireless Adapter, um (a)tipíco acessório (criado especialmente pros remakes) que conecta os games FR & LG pra realizar trocas e batalhas, dentro do alcance do Wireless. Este acessório ainda é compatível com o próximo game, Emerald Version, o terceiro game que fecha o trio de jogos de Hoenn. Não se preocupe, se ainda quiser conectar FR & LG aos games RS, você poderá continuar a usar o Cable Link também.

http://archives.bulbagarden.net/media/upload/b/bf/GBA_Wireless_Adapter.png
O acessório GBA Wireless Adapter foi reaproveitado em uma lista pífia de games, sendo então, um acessório dispensável. É uma pena, que não tenha sido tão bem "aceito", logo que entrou no mercado... Os primeiros cartuchos a serem vendidos continham o acessório GBA Wireless Adaptor, mas ele foi removido após a impressão dos games sob o título de "Player's Choice".

MAS, pra que você possa realizar trocas de pokémon entre os games do continente de Hoenn e FR & LG, você necessita completar o game inteiro, além de completar toda a exploração das ilhas Sevii, oferecendo ao Celio, as pedras Ruby e Sapphire, pra que ele possa conectar-se com o sistema de computadores da Lannete, lá em Hoenn. É, se você adquiriu este game apenas pra passar um Mewtwo ou um Zapdos pros games Advanced, você tera que ralar bastante...



História sobre os games...

O que todos os fãs estavam implorando pra que os criadores fizessem, foi finalmente, confirmado pela Nintendo. Os remakes dos antigos games da geração I (Red, Blue & Green) trouxeram todo o universo do continente de Kanto, as encrencas da Equipe Rocket e tudo o mais... Por causa da fidelidade deste remake, estas versões forão muito aclamadas pelos jogadores, principalmente os mais velhos.

Curiosidades: Mas, porquê eles usaram os games Red/Green pra se basear nos remakes, você me pergunta? Bom, de acordo com o Junichi Masuda (diretor dos games Pokémon): "LeafGreen não se tornou 'WaterBlue', pois a folha representa a paz e os conceitos de fogo e água remetem a ideia de conflito. Além deste motivo, LEAF é uma palavra que é facilmente traduzida em outros locais do planeta e, por estarmos neste mundo de conflitos, os criadores dos games sugeriram uma ideia de um mundo mais pacífico.".

A PokéDex de FireRed traz todos os textos originais dos games Pokémon Red & Green Version nipônicos, enquanto que a PokéDex de LeafGreen traz os textos oriundos de Pokémon Red & Blue Version.

Estes foram os primeiros games de Pokémon que foram refeitos, pra uma nova plataforma. O segundo remake deste tipo, foi baseado nas versões de pokémon da geração II (GSC).

A presença de uma protagonista feminina nos remakes surpreendeu os jogadores de pokémon. Mas, com certeza, foi bem aceita entre as meninas que também jogavam os titulos de jogos de Pokémon.

Aqui, os golpes recebem uma coloração, depois de serem usados um determinado número de vezes.

Nas imagens acima, você percebe que o PP de Earthquake muda de cor, depois de chegar em seu estado crítico, em PPs. Este recurso aparecerá em todos os jogos posteriores a este título.

As versões Fr & LG, foram as precursoras deste pequeno efeito de tela, onde é revelada uma pixelart de parte do cenário ou prédio, na qual você acabou de entrar.

http://pocketmedia.ign.com/pocket/image/article/543/543438/pokemon-fireredleafgreen-20040831020934015_640w.jpg
No exemplo acima, depois de entrar na passagem secreta da Celadon Game Corner, você verá a pixelart da Rocket Hideout. Novamente, mais um recurso foi adicionado aos games posteriores, mas este foi usado de forma bem regrada.

Os poderosos golpes "raios reais" Blast Burn, Frenzy Plant e Hydro Canon poderão ser ensinados a Charizard, Venusaur e Blastoise, respectivamente.

E, nos games da geração advanced, apenas ELES aprendem estes golpes. Achou um pouco chato, este fator de golpes exclusivos? Então, nem precisa se preocupar tanto assim... Quando chegarmos na geração IV, todos os iniciais de cada região, poderá aprender os "raios reais". Uma boa notícia, não acha?

Por incrível que pareça, este game foi lançado no mesmo ano, no mundo inteiro. Além disso, em comparação às datas de lançamento dos games Pokémon no Japão, saiu apenas oito meses antes do próximo título de Pokémon: Pkm Emerald Version, o game que encerra os games da geração III. Quanta rapidez, non?

Não tem-se a possibilidade de usar os pokémon nas Contests de Hoenn, pois justamente, estes remakes não continham esta modalidade de batalha no passado. Mas, em seu lugar, estão uma pá de mini-jogos que poderão ser jogados entre jogadores das duas versões (FR & LG) e de Emerald Version, através do uso do GBA Wireless Adapter.

Há a possibilidade de capturar Lugia, Ho-Oh e Deoxys por meio de eventos. Já o trio de feras lendárias (Raikou, Entei e Suicune), poderá ser adquirido, conforme o inicial que você pegou.

Por exemplo: se você pegou o Charmander, o Suicune aparecerá pra você, correndo nos campos/matinhos de todo o continente de Kanto (isso exclui as ilhas Sevii, se quiser caçá-lo, é só procurar nos matinhos de Kanto); caso tenha escolhido o Bulbasaur, Entei surgirá diante de você; por fim, se pegou o Squirtle, você encontrará o Raikou.

EDIT: As capas originais em JP usam logotipos de fogo e folha, remetendo aos títulos dos games. Porém, elas foram removidas na versão em inglês das capas... Diferente do que ocorreu com a versão HS em inglês. Aqui estão as capas originais, com os logotipos característicos:




SCREENSHOTS:
http://pocketmedia.ign.com/pocket/image/article/513/513264/pokemon-leaf-green-200405110309086_640w.jpg

http://pocketmedia.ign.com/pocket/image/article/513/513264/pokemon-leaf-green-200405110309461_640w.jpg








INFORMAÇÕES

Nome original: ポケットモンスター ファイアレッド, リーフグリーン
Idioma: Inglês
Formato: rom
Tamanho médio: 16 mb
Recomendado APENAS para maiores de 18 anos?: Não
Uploader: Latios Vision



FireRed Version
DOWNLOAD

LeafGreen Version
DOWNLOAD


3 comentários:

Renan Pinheiro disse...

Muita coisa que eu não sabia, Raio Real, pegar pocemão de Johto, ter od dogs legends e etc @.@

Já se foi a época que eu era bom nisso risos!

Latios Vision disse...

/mmmm Mas waka, ainda dá pra aprender bastante coisa, se jogar os games e aprender um pouco sobre as batalhas competitivas, ora nos simuladores de pokémon (pokémon online simulator e Netbattle Supremacy) ora nos consoles originais...

Eu aprendi bastante, com as jogatinas nos simuladores de luta, pesquisando e procurando os pokés que mais se assemelham com minhas metas pessoais e paws...

vascaino1 disse...

Muito bom seus post's.
Estou lendo justamente para aprender coisas novas ^^
Parabéns!