A Dualidade Monocromática

on domingo, janeiro 02, 2011
Holas, espero que as festas de fim-de-ano sejam muito boas e com muitas alegrias. /hihi

Bom, deixando o papo de lado... Aqui estou eu, com mais um dos meus posts sobre os games de Pokémon. Hoje, estou entregando o último dos posts, acerca dos games recentemente lançados, Black & White Version.

Espero que tenham aproveitado e gostado de ler as minhas tão minuciosas postagens acerca dos games. Aqui está o post anterior, sobre os remakes HS.

Comentários são bem-vindos!

Edit: Post atualizado! Inseri os boxart americanos e um link extra de um wall do Reshiram & Zekrom.
Edit2: Novas infos sobre Ying/Yang, no final do post.
Fonte: Infos de Ying Yang e Reshiram e Zekrom.


A Dualidade Monocromática

Não tardando muito depois do lançamento de HS lá no Japão, a Nintendo revela detalhes em medidas dosadas dos novos games a serem produzidos. Um dos primeiros pokés a serem revelados foi Zorua e Zoroark, na revista japonesa CoroCoro no mês de fevereiro. Em seguida, foi a vez de serem revelados os starters que seriam as estrelas destas versões, em maio deste ano. Pokémon Black & White Version tiveram os seus nomes revelados apenas em abril no site oficial em japonês de pokémon. Os games, foram lançados no dia 18 de setembro de 2010 (a pouco tempo, por sinal).

Com diversos elementos novos e a possibilidade de se conectar diretamente com a internet, fez com que este jogo usasse e abusasse de seus recursos interativos e comunicativos, pra interagir com várias pessoas em seu redor.

Os games da geração monocromática (como é conhecida atualmente) contam com 156 novos Pokémon, dentro do continente conhecido como Unova (nome ocidental recente, rebatizando o nome original do continente, que era Isshu), um continente que se inspirou numa metrópole, como a da grande New York dos EUA, ao invés de se basearem nas ilhas que compõem o Japão (como ocorreu com todos os quatro continentes anterires).

A nova região que será palco de toda a aventura em Black & White.

http://static.tokyohive.com/wp-content/uploads/2010/09/20100912_PokemonBlackWhite-HiunCIty.jpg
Apenas uma amostra, do que seria a maior metrópole já vista nos games de Pokémon...


Ah sim, você não encontrará somente 5 NPCs na rua da grande cidade. Aqui, temos uma enxurrada deles correndo como loucos pelas ruas, esquivando de sua trajetória.

A história do game começa de modo bem dinâmico. Você estará no quarto do protagonista, junto com um amigo de infância, chamado Cheren. Dai então, a Prof.a Juniper deixa um presente pra vocês e a Bel, uma outra amiga de infância do protagonista. Depois de escolher o seu pokémon da caixa de presente, Bel irá enfrentá-lo numa luta. Depois da luta, o quarto inteiro ficará bagunçado, Cheren cura os pokés de vocês dois e então o enfrenta numa batalha. Enfim, depois destas duas batalhas, todos vocês descerão as escadas e então, seus amigos irão embora. A mãe do protagonista irá curar o seu pokémon.

Dai então, você deve ir até a casa de Bel, onde ela terá uma discussão com o pai dela sobre a jornada pokémon e então, Bel sai da casa dela e vai em direção ao laboratório da Prof. Juniper, ao seu lado, Cheren estará na porta, os esperando.


Ao entrarem no laboratório, Prof. Juniper permitirá que renomeie o seu starter e também entregará uma Pokédex pra cada um dos três. Ao sairem do laboratório, a mãe do protagonista irá oferecer ao trio, uma Town Map da região.

Munido de todos estes equipamentos da sua jornada, você tentará completar a dex e deverá enfrentar os oito líderes de ginásio da região e então, entrar na Elite Four, pra enfrentar o campeão. Mas, você terá alguns empecilhos no meio de sua jornada. A nova equipe do mal, conhecida como Team Plasma fará várias aparições, na sua jornada até alcançar a Pokémon League. Você encontrará N, o líder da organização e também um dos Sete Sábios, conhecido como Geechisu, que tem uma meta diferente do líder da organização. Você precisará frustrar os planos de ambos, pra salvar o continente de Unova da destruição.

Os novos jogos trouxeram várias novidades que mudaram drásticamente o universo pokémon. Embora eles não tenham pokémon te seguindo sempre e a ausência de uma Battle Frontier, dos games anteriores, BW mostra-se um game reformulado pra ser bem verossímil ao mundo dos Pokémon.

Pra começar, a mecânica de tempo dos games BW trouxe uma novidade: a inserção das estações do ano. Todas as quatro estações (Verão, Inverno, Primavera e Outono) estarão presentes no game, por durante um mês, tendo assim, o seu ciclo de estações completado três vezes ao ano. Além de mudar estéticamente o ambiente de Unova, algumas áreas somente serão acessíveis em determinada estação ao ano, assim como determinados pokémon selvagens poderão ser encontrados em uma estação específica. Um dos novos pokémon grama - conhecido como Shikijika (e sua evo Mebukijika) - mudará de forma, em cada estação.

As batalhas dos pokémon agora receberam uma visão ampla do campo de batalha. Agora, os seus pokémon estarão com um sprite completo das costas, coisa que não acontecia em todos os games anteriores.


Além disso, a câmera da arena de batalha tem movimento constante e involuntária. Como se não fosse suficiente, os pokémon ganharam vida, movimentando-se de modo rítmico em batalha. Todos os pokémon (do Bulbasaur até Arceus) receberam animações de sprites a partir dos games da generation IV (DPt, HS).

Falando em batalhas, BW trouxe consigo a exclusiva batalha em trio. Sim, além das batalhas singles e doubles, agora temos batalhas em triples. Mas, mecanicânicamente, existe dois modos diferentes pra jogar as triple battles. O primeiro deles se chama Triple Battle, onde você envia os primeiros três pokés de sua equipe no campo de batalha e então, cada um deles toma uma posição na arena. As regras pras batalhas triplas são um pouco mais complexas. De acordo com a posição que o seu pokémon ocupa, ele poderá atacar um determinado número de alvos. Exemplo, o meu trio é composto de Charmander, Pikachu e um Bulbasaur. O Chamander, que ocupa o lado esquerdo da arena, apenas poderá atacar os pokés mais próximos a ele (o pokémon que fica de frente pro Chamander e os dois pokés que ocupam a posição central). Já o Pikachu, que ocupa o "meio" do campo de batalha, poderá atacar quaisquer um dos pokés em campo (todos os pokés que ficam nas laterais e o pokémon central). Meu Bulbasaur, também terá a mesma restrição que o meu Charmander, pois ele fica posicionado ao lado direito da arena. Você poderá mudar a posição de um dos pokés da Triple Battle para o centro da arena, mas gastando um turno, selecionando esta ação.

Uma imagem sobre a Triple Battle em BW.

A segunda se chama Rotation Battle, onde a ação acontece sobre uma plataforma giratória, em que os pokés mudam de posição sem necessitar gastar um turno no processo. Basicamente, segue todas as regras de posição e número de alvos da Triple Battle.

Ainda dentro das mecânicas de batalha, encontramos um recurso que, meramente, pode ser bem útil. As abilities que os pokés ativam ao entrar em campo, como Levitate e outros, serão mostrados na tela, logo depois de sair da pokébola, inclusive, informando o nome da ability ativada.


Peculiarmente, existem não oito líderes de ginásio, mas sim ONZE. Isso mesmo. O primeiro ginásio terá três líderes - Dent, Pod e Corn - que o enfrentará de acordo com o starter que você escolheu no começo do game. Já o último gym, terá dois integrantes - Shaga e Iris - nas quais, você enfrentará um de acordo com a sua versão do game. Shaga será o seu adversário em Black Version, enquanto que Iris será a sua adversária em White Version. Em nenhum dos games anteriores, se viu tais diferenças técnicas no enredo da franquia de jogos de Pokémon.

BW também trouxe outras mudanças, afetando diretamente os pokémon. Além de trazer os já esperados novos movimentos e novas abilities (com diversas e curiosas funções), eles ainda permitiram com que os pokés da geração III e IV obtenham novas abilities, adquiridas apenas na Dream World.

Falando na Dream World, vou explanar um pouco sobre o que eu li dela. A Pokémon Dream World é um elemento especial de BW que funciona através de um website da Internet, o Pokémon-GL.com. A Dream World permite os jogadores enviem um Pokémon pra Internet pra obter items e encontrar-se com outros Pokémon. O website apresenta uma mecânica semelhante ao Pokéwalker de HS.

Muitos dos Pokémon que encontrará na Dream World, não são originários da região de Unova. Os Pokémon adquiridos aqui poderão receber abilites exclusivas da Dream World, já que nenhuma das espécies dos pokés poderá obter abilities da Dream World por meios naturais.

O Pokémon Global Link é um elemento multiplayer que faz o uso da conexão Wi-Fi da Nintendo e é equivalente ao GTS da quarta geração. Além de apresentar os mesmos elementos da GTS, ele permite aos jogadores a fazer upload dos seus saves dos games BW ao site do Pokémon Global Link e ter acesso ao Pokémon Dream World. Os jogadores poderão ir até o Pokémon Center e entrarem na Random Match onde enfrentará uma pessoa randômica conectada ao Random Match. O Global Link é também o local onde os jogadores poderão fazer downloads de conteúdos exclusivos como skins novas pra C-Gear e pra Pokédex.

A C-Gear é um dos novos acessórios dos treinadores de Unova. Com ele, os jogadores poderão acessar certas funções multiplayer em qualquer lugar no mundo do game. Estas funções se diversificam em que tipo de comunicação estará usando: wireless, Wi-Fi e infravermelho. A C-Gear é similar à Pokétch ocupando o espaço da tela de baixo do NDS, mas suas aplicações são muito distintas.

Na C-Gear, assim como durante as batalhas. a hora atual é informada num sistema de 12 horas. Sendo assim, ao chegar as 12:00 AM e 12:00 PM o horário revelará 0:00.

A tela de batalha trouxe muitas inovações e todos os menus foram refeitos. Agora, você poderá saber o clima, a estação atual e as horas, dentro da batalha.

Ainda falando sobre os elementos interativos de BW, temos a High Link, que permite o contato com outros jogadores com o uso da wireless local. Ele tem uma área multiplayer no centro de Unova; os Pokémon obtidos na Pokémon Dream World poderão ser capturados aqui. Em conjunto da C-Gear, é possível viajar pela Unova com outros jogadores e batalhar, trocar e realizar diversas sidequests multiplayer.

Aqui, está uma amostra de quando o personagem de seu save entra no High Link, em determinada parte do game, pra poder realizar as sidequests multiplayer.

Em lugar das competições de minigames de HS ou das Super Contests presentes em DPt, encontramos os chamados Musicals. Eles se assemelham aos Super Contests onde os treinadores devem vestir os seus Pokémon com diversos acessórios. Dai, os Pokémon irão competir num palco de dança com os demais concorrentes. Estes novos eventos acontecem na Raimon City.

Acima, um exemplo de uma competição musical, com os bichinhos trajados com os itens de dança. Bunitinho o Tepig com o saiote de dança hawaiiana, no?


História dos games...


Pokémon Black & White não só remetem a forma com que os primeiros games de Pokémon eram nomeados no passado (por cores como Red, Blue, Green e Yellow), como dá uma singela ideia de que eles sejam uma outra referencia a uma homenagem ao rei do pop mundial, Michael Jackson, que acabou deixando este plano no ano retrasado (2009). Mas, analisando mais profundamente, também se pode usar a teoria de que os games se baseam no símbolo do Ying/Yang oriental.

De acordo com o Taoismo, Ying e Yang são dois elementos opostos entre si, que se complementam em um só, harmonizando assim, muitas ideias de "opostos", tal qual o frio e o calor, o dia e a noite, o sol e a lua.

Os dois mascotes fazem referências ao tema "natureza versus tecnologia":

  • O Ying é Zekrom, a aparência de Zekrom é artificial e um pouco humanóide, lembrando um dragão mecânico. Também aparenta ter características hostis e bestiais. O seu tipo Elétrico reforça esta tése, sendo a eletricidade uma fonte de energia artificial e moderna.

  • O Yang é Reshiram, a aparência de Reshiram é natural e orgânica, lembrando um dragão selvagem. Além de que aparenta ser pacífico e ter presença celestial. O seu tipo Fogo reforça esta tese, sendo o fogo uma fonte de energia natural e antiga;

A outra novidade presente aqui são os tipos dos dois mascotes de BW: Zekrom é do tipo dragão/elétrico, enquanto que Reshiram é do tipo dragão/fogo. Até agora, uma tipologia nova pros pokés do tipo dragão.


Os games BW trazem várias novidades e mais de 150 pokés o acompanharam na sua jornada por Unova. O uso do recurso de movimentação da câmera no gameplay do game dará uma maior profundidade, reforçando o cenário de 3D do game. Estes foram as primeiras versões que trouxeram uma mulher, como especialista em pokémon da região. Antigamente, o cargo era composto apenas por um público masculino de pesquisadores das quatro gerações anteriores.

Curiosidades: Pokémon Black & White foram os primeiros títulos da franquia Pokémon, a conquistar uma nota máxima, da revista de games nipônica Famitsu.

http://img201.imageshack.us/img201/5189/famitsublackwhiteperfec.jpg
Pokémon BW conquista 40/40 na conceituada revista de games nipônica. Apenas 14 títulos conseguiram arrancar uma nota máxima da Famitsu, tais como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Metal Gear Solid: Peace Walker.

De acordo com a pontuação das anteriores versões de pokémon, nota-se que a série conseguiu subir gradualmente, nas avaliações dos games da franquia Pokémon:

  • Pokémon HeartGold & SoulSilver- 37/40
  • Pokémon Platinum - 36/40
  • Pokémon Diamond & Pearl- 35/40
  • Pokémon Ruby & Sapphire - 34/40
A região de Unova é baseada numa cidade americana, Manhattan. Mais infos aqui.

Curiosamente, após derrotar a Elite Four pela primeira vez, você não encontrará o Champion e sim, N o líder da Team Plasma. Após derrotá-lo, ele irá prometer que não irá mais tentar separar o mundo dos humanos e o dos pokémon. Em seguida, você terá a possibilidade de batalhar novamente na Elite Four e enfim, enfrentar o Champion Adeku.

Há também uma curiosa diferença entre os games. Fora os já esperados pokémon exclusivos de Black e White, você também terá regiões e cidades que só podem ser encontradas em uma das duas versões dos games!

A esq. está a incrivelmente misteriosa Dark City e à dir. se encontra a majestosa White Forest, que abriga uma diversidade de pokémon.

Ah sim... agora o Poké Center e o Poké Mart são um só estabelecimento. Mais conveniente que isso, é levar um frigobar portátil na sua mochila... brincadeira viu...

Ali, no centro "no andar mais baixo", está a enfermeira Joy que cuidará dos seus bichinhos. Mais um pouco afastado do fundo "ainda no andar mais baixo" está a loja de conveniência do Poké Mart.

Há também uma curiosa forma de comunicação, oriunda dos NDS com o recurso de camêra acoplada. As video conferências ao vivo, usando a transmissão wireless.

Uma video conferência pode conectar 4 pessoas de uma só vez!

Extras: Tirinhas sobre os iniciais da geração Monocromática.

Art de Reshiram e Zekrom em YinYang.
Art dinâmica, de BW.
Wallpaper oficial dos mascotes.

Screenshots:














INFORMAÇÕES

Nome original:
ポケットモンスターブラック, ホワイト
Idioma: Japonês
Formato: rom
Tamanho médio: 60 MB
Recomendado APENAS para maiores de 18 anos?: Não
Uploader: Wakashimazu



Black Version
DOWNLOAD

White Version
DOWNLOAD

4 comentários:

Renan Pinheiro disse...

Otimos extras e realmente a versão faz jus ao 40/40. Junto com a HeartGold, escolherei um lado do monocromatismo para jogar!

Luccas disse...

Oh sim, B/W... infelizmente não pude explorar ao máximo esses games. Mas há bastante tempo ainda pra fazer isso. Ótimo artigo, Baku, amo a sua escrita ;D

Latios Vision disse...

Eu curti as novidades do game BW... Só que eu não curti muito, o conteúdo principal do game... Os próprios pokés da Generation V. /u.u

Eu acho complicado engolir tanto poké desta generation... Apenas pouquíssimos, encontraram a minha "simpatia".

vascaino1 disse...

Esse com certeza foi bastante inovador!
Gostei da ideia de 'metrópole'.
Deixa o mundo Pokémon mais parecido com o nosso xD
Achava que a história ia ser um pouco diferente, quando estava lendo o post.
Mas provavelmente deve ser o melhor game da série Pokémon...

Uma pena que seus post's acabaram :(