Coração Dourado e Alma Prateada

on domingo, dezembro 26, 2010
Holas, como están? Como vocês estão sabendo, eu estou trazendo até o blog, informações sobre cada um dos games lançados de Pokémon. Neste post, trarei informações acerca dos games HS, que foi lançado neste ano (2010) nos EUA. Por conta disso, ele é o último e o mais recente game traduzido pro english, dos games de Pokémon. Mas espere. Este não é o meu último post.

Ainda temos o post acerca do game mais recente, que marca o começo da Generation V, Pokémon Black & White Version, lançados a poucos meses atrás, este ano.

Como de costume, aqui está o link do post anterior, sobre Pokémon Platinum.

Comentários são bem-vindos!



Coração Dourado e Alma Prateada

... Pouco tempo depois de Pt ser lançado, fortificaram-se as suspeitas dos fãs da possibilidade do retorno triunfal dos games GSC reformulados, ou seja um remake pra Generation II. Depois de muitas projeções e discussões sobre os prós e contras deste remake, a Nintendo responde as dúvidas dos fãs, com a confirmação e a data de lançamento de HeartGold & SoulSilver: dia 14 de setembro de 2009, no Japão.

No meio do turbilhão de recordações, este remake traz muitos elementos que se contrastam, como as nostálgicas lembranças dos games originais e os elementos novos integrados nesta versão melhorada de GSC, tais como: o pesquisador Eusine, Suicune, as misteriosas mensagens secretas da Ruins of Alph e a área de batalhas (que outrora era a Battle Tower)... Este remake traz sensações indescritíveis pra àqueles que conviveram com a Generation II...

Pra começar, os personagens principais são um pouco diferente daqueles que surgiram em GSC. A mais expressiva mudança, foi a protagonista feminina, que foi substituída por uma menina do estilo "menina do campo/vaqueira". A Lyra também fez uma participação no anime, antes da saga Diamond & Pearl terminar.

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/107/1073818/pokemon-heartgold-version-20100303002032984_640w.jpg
Mesmo estranhando a nova protagonista no lugar da Crys/Marina do Crystal Version, os jogadores acabaram aceitando bem a trainer feminina. O trainer masculino, é facilmente reconhecido, pela pouca mudança em sua vestimenta. O garoto se chama Ethan e a menina Lyra.

A história do game se passa em New Bark Town, cidade conhecida pelos "ventos do recomeço". Sua mãe entregará pra você a nova PokéGear e então, você irá até o laboratório do Prof. Elm, que está precisando de ajuda pra pegar o Mistery Egg das mãos do Mr. Pokémon, não muito longe de New Bark. E assim, você começará a sua jornada junto de seu vizinho e do misterioso menino ruivo de jaqueta escura... Ao receber o seu primeiro pokémon, você verá que ele fica andando atrás de você. Estranhou isso? Então se acostume. Todos os 493 Pokémon conhecidos até aqui, podem andar com você e ainda poderá interagir com o seu bichinho pra descobrir quantas anda o humor de seu pokémon. Um elemento divertido que remonta à época de Yellow, onde você era acompanhado por um Pikachu irriquieto e com gênio forte. Esta é uma das atrações que mais causou impacto nos jogadores. Mas espere... Já volto a falar mais sobre isso...

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/107/1071926/pokemon-heartgold-version-20100224022059170_640w.jpg
Ao interagir com o seu pokémon, você saberá o que ele quer fazer e como anda o humor dele.

Os elementos gráficos presentes são bem trabalhados, mas não são muito extravagantes. Efeitos gráficos exclusivos como em New Bark, com as lufadas de vento rodopiando, cenas em 3D do trainer ao acessar o bag, entre outros. O mais relevante é a notável mudança no design das árvores encontradas neste remake.

Aquela telinha tão simples da seleção do pokémon inicial agora se transformou numa bela animação, com direito a uma bandeja rotativa do laboratório do Prof. Elm.

Acima, um exemplo de um dos efeitos gráficos usados no remake, ao se deslocar entre cada um dos bolsos, a câmera do treinador muda, acompanhando o local que o jogador selecionou. /hmmmm

Neste exemplo, vemos que a floresta próxima da Tin Tower tem àrvores com folhas douradas... Uma mudança nova e que dá um ar mais delicado ao ambiente de Johto.

Todas as antigas árvores de Berry encontradas nos games originais GSC se transformaram em Apricorn trees. Não só isso, como as árvores espessas de Headbutt, também estão presentes. Sim isso mesmo, você poderá ordenar um pokémon com a técnica Headbutt pra poder balançar a árvore e caçar alguns dos pokémon que podem cair delas.

Os redemoinhos presentes nos games originais voltaram e estão espalhados em toda a extensão marítma de Johto. O National Park encontrado entre Goldenrod e Ecruteak também recebeu melhorias e uma nova área, a denominada Pokéathlon Dome.

O prédio do Pokéathlon Dome, localizado dentro do National Park, na guarita do lado inferior esquerdo.

Alguns dos minigames do Pokéathlon Dome. No lugar dos contests, há várias atividades legais pra que seus pokémon precisam completar pra competirem com outros treinadores em busca das taças.

Ali você encontrará dez minigames onde você controlará os seus bichinhos em competições de corrida, guerra de bolas de neve, corrida com salto e outros. Todos os minigames usam alguns stats especiais de Pokéathlon, divididos entre: Speed, Stamina, Power, Technique e Jump.

Estes cinco stats podem ser melhorados com o uso de sucos de Apricorn, que você pode conseguir pedindo pro homem do lado de fora do prédio.

O acesso aos menus e as opções do game se dão na touchscreen do NDS (mas, que nada impede de jogar o game com o mínimo do uso da tela de toque).

Acima, a tela do menu, dentro da Touchscreen, perceba também a presença de dois itens separados no canto superior direito. Foi nestes games que permitia você selecionar mais de um item (que, neste remake, possibilitava apenas duas escolhas). Nos games mais recentes (BW), você poderá criar uma lista personalizada dos itens selecionáveis.

Há também um novo recurso na visualização dentro dos stats do pokémon.

Se alguns números de determinado stat aparece em um tom levemente azulado, significa que este stat é prejudicado graças o tipo da Nature; já o stat que está em um tom levemente vermelho, será beneficiado pela Nature. Este recurso retorna na próxima leva de games de Pokémon.

A nova versão da PokéGear, está melhorada e com várias vantagens extras, a mais relevante é que a sua agenda de telefones não tem mais limite, fazendo desnecessário a deletação de algum contato, pra poder receber o número de outro treinador. Copiando as ideias usadas em Emerald e em Pt, estes remakes também possibilitam ao protagonista a batalhar novamente contra os líderes de ginásio que derrotou, na antiga Fighting Dojo da Saffron City.

http://archives.bulbagarden.net/media/upload/f/f1/Pok%C3%A9Gear_HGSS_m.png
A nova versão da PokéGear.

Um dos apetrechos criados especialmente pra estes remakes chama-se Pokéwalker. Ele é um pedômetro especial, na qual se conecta com os cartuchos via Infra-Vermelho ("da costa" do cartucho), podendo enviar um pokémon em um campo especial do Pokéwalker, na qual você poderá encontrar itens e até capturar pokémon dentro destes campos.

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/107/1071926/pokemon-heartgold-version-20100224022057873_640w.jpg
Transferindo um Lugia pro Pokéwalker.

http://archives.bulbagarden.net/media/upload/0/01/Pokewalker_artwork.png
Grude o pedômetro e comece a andar com o seu Pokémon junto!

Nesta interação entre o pedômetro e seus bichinhos, você poderá evoluir eles e aumentar a felicidade dos mesmos, além de passar os itens e os pokés capturados do Pokéwalker pro seu game. Este mesmo acessório foi baseado no antigo Pikachu Pocket 2: GS, que eu comentei no artigo sobre GS, lá atrás... Este recurso, além de ser inovador, traz uma forte impressão de retrô, ao menos, aos felizardos que puderam adquirir e comprovar as experiências do uso do Pikachu Pocket 2: GS (como os japoneses).

http://archives.bulbagarden.net/media/upload/8/8b/Pokewalker.png
O pedômetro Pokéwalker, é um acessório incluído na compra dos games Hg/Ss. Pokéwalker e cachorros de estimação agora tem pequenas diferenças entre si...

Se lembram do que eu comentei no começo do post, acerca dos pokés que ficam lhe seguindo, enquanto anda por aí? Pois é... Eles criaram um gosto por grandes passeios e por isso, incentiva o sedentário jogador a sair de casa e passear por aí com o seu bichinho. Portanto, os pokémon que seguem o seu treinador (dentro do game) acabam também lembrando o jogador de que ele também pode passear usando o Pokéwalker... Uma jogada estratégica esta não?

Os Executive Rockets dos jogos originais foram redesenhados e agora, temos 4 Rockets responsáveis pela tentativa de reerguer o nome da Team Rocket em Johto: Archer, Arianna, Petrel, Proton.

No enredo destes remakes, surgem quatro Rockets, na tentativa de reerguer o nome da equipe do mal; Petrel (o da extrema esq.) e Proton (o da extrema dir.) são Rockets de elite e os dois do meio, são os Adms da equipe Rocket.

As telas demonstrativas que surgem em locais especiais, tais como existia em FRLG, retornaram e adicionaram um elemento extra, mudando a iluminação de acordo com o horário em que você está naquele momento.

Tela de apresentação da Sprout Tower. Em algumas destas telas, também veremos a presença de bichinhos originários da área retratada.

Outra mudança significativa aconteceu com a que eu considero "Johtodex 2.0". Seu modelo é versátil e traz os dados dos pokémon, como se fosse um daqueles calendários com malhas quadradas.

A Pokédex destes games ficou mais bonita e funcional, além de ser acessível via touchscreen.







História sobre os games...

http://archives.bulbagarden.net/media/upload/7/75/Pokemon_HeartGold_Version_box.jpghttp://archives.bulbagarden.net/media/upload/f/f7/Pokemon_SoulSilver_Version_box.jpg
O coração de ouro e a alma de prata... Bons nomes pros remakes dos tão bem falados Gold & Silver. Toda a saga através de Johto e Kanto ficou intacta. Todos os locais foram remodelados no mesmo molde dos gráficos aplicados em DPt. HeartGold & SoulSilver marcam os dez anos do lançamento dos games GS, na data de lançamento nipônico e, estes remakes são uma boa homenagem as versões GS.

Você também terá a Pal Park presente nestes games... Assim como os demais games da generation IV, você poderá usar o GBA Slot do NDS pra poder repassar os seus pokés pros novos games.

Aqui você poderá capturar: os dragões de Eon e o trio de guardiões do clima dos games da generation III, o trio de aves de Kanto e... Mewtwo estará o esperando na Cerulean Cave. Muitas pokébolas serão jogadas fora na tentativa de captura de tanto lendário assim...

Curiosidades: As próprias capas de HS, trazem alguns detalhes interessantes no pano de fundo. Exemplo disso é a capa do Hg, onde aparece a Tojoh Falls, Tin Tower (lado leste de Ecruteak) e o farol de Olivine city. Pra melhor visualização, veja os links: aqui e aqui.

Outra curiosidade na capa de HS são os logotipos originais nipônicos presentes nas capas da versão em inglês dos jogos de pokémon. O logotipo de Ho-Oh em forma de coração na capa de HeartGold e o logotipo de Lugia em forma de alma em SoulSilver. Também existem logotipos pros remakes de Red & Green (o FRLG), mas eles foram cortados nas capas em inglês dos games...

Passando o único Arceus distribuído oficialmente pela Nintendo pros games HS, você desencadeará um evento interessante, envolvendo novamente, as ruínas de Alph e a misteriosa Sinjoh Ruins. Neste evento, Arceus irá dar vida a um dos três dragões de Sinnoh e você poderá escolher qual deles o Arceus fará nascer.

Arceus e a campeã do continente de Sinnoh, Cynthia.

Depois disso, você poderá ter um lendário novinho do nl. 1 pra treinar! As cenas do evento e a BGM do Arceus usando os seus místicos poderes é simplesmente fantástico! Se estão curiosos pra conhecê-lo, aqui vai um vídeo do evento de Arceus.

Existe um outro evento interessante nestes games... Pra ativá-lo, você precisará levar um Celebi (distribuido pela Nintendo), até o santuário da floresta de Illex. Daí então, o protagonista será levado pelo Celebi numa viagem temporal, no momento em que o garoto ruivo encontra o Giovanni. Em seguida, você é levado até a caverna que o Giovanni se escondia e você o enfrentará em batalha. Após derrotá-lo, ele dirá que fora derrotado por um trainador pokémon jovem (o Red) ai então, você retornará até o presente.

Um terceiro evento interessante nestes games é aquele que envolve a Spiky-eared Pichu e o Pichu shiny. Ao levar o Pichu cor-de-Pikachu (distribuido num evento da Nintendo) até o santuário de Illex Forest, você encontrará a Pichu de orelha talhada, a mesma que aparece no filme do "Arceus and the Jewel Life" e ela misteriosamente não poderá evoluir.

Em determinada parte do game, você poderá ganhar o Key item conhecido como GB Sounds. Com ele, você poderá escutar as trilhas sonoras originais dos games GSC de todos os locais do game.

Este item poderá ser obtido após conquistar todas as 16 insígnias dos dois continentes.

Extras: Como eu disse que havia pesquisado um pouco antes de começar a postar no blog do wakashimazu, acabei encontrando esta imagem, que eu considero como uma reunião familiar de todos os pokémon das quatro gerações.

Aqui tenho um brinde, das artes de TCG HS. Meganium, Typhlosion, Feraligatr artworks.

Screenshots:











INFORMAÇÕES

Nome original:
ポケットモンスター ハートゴールド, ソウルシルバー
Idioma: english
Formato: rom
Tamanho médio: 128 mb
Recomendado APENAS para maiores de 18 anos?: não
Uploader: Latios Vision

HeartGold Version
DOWNLOAD

SoulSilver Version
DOWNLOAD



1 comentários:

Renan Pinheiro disse...

Pra variar trocentas coisas extras que eu não sabia nas versões @.@

Gold foi minha versão preferida e, logo que tiver um DSi terei a HeartGold para jogar. Alguns extras não poderia fazer, já que ele não tem slot de GBA e eu não tenho jogos do GBA pra aproveitar a comunicação dos jogos xD