O Tempo Lapida-se e o Espaço Expande-se

on domingo, dezembro 12, 2010
Holas, buenos dias! Hoje, estou trazendo-lhes mais um de meus posts sobre os games de Pokémon... Já estamos chegando a reta final...

Neste post, falarei um pouco sobre os games DP. Comentários e críticas são bem-vindas! Mas antes de começarmos, preciso dizer algumas coisas:

Como a pressa é inimiga da perfeição, acabei achando mais um detalhe pequeno sobre os games FRLG que eu deixei passar desapercebido. O link do post é este daqui.

O meu post anterior a este, é aquele sobre o game Emerald Version, deste link.


O Tempo Lapida-se e o Espaço Expande-se

Dois anos se passaram, com uma velocidade não tão grande assim, para os ávidos fãs, atentos a tudo o que envolva Pikachu e cia no nome. Enfim, depois de uma onda de lançamentos de games que entretiam os fãs ansiosos pela próxima geração (que ultimamente salva a longa vida de Pokémon), os games Pkm Diamond & Pearl Version pra Nintendo DS enfim, foram lançados no dia 28 de setembro de 2006, lá no Japão.

Os mais agitados fãs da série contorciam o nariz, assim que tomaram conhecimento dos 107 novos monstrinhos que compõem a lista da região de Sinnoh. Mas, independente disso, os games Diamond & Pearl revelaram pokés descomunais em força, rapidez e resistências. Pela segunda vez, os pokémon que representam o tipo Dragão ganham destaque. Seus 6 representantes incluem o trio de dragões de Sinnoh, e a linha de evolução do Gible (um novo dragão terrestre, com aspectos que lembram mais um daqueles dinossauros antigos vistos em filmes).

Ah sim, a região de Sinnoh inovou em muitos dos aspectos vistos no universo de Pokémon. Vamos começar a nossa listagem com a volta dos períodos do dia e noite, assim como acontecia em GSC. Ficou animado com esta ideia foi? Pois então, os pokémon agora, aparecerão de acordo com o horário de seu NDS, influenciando nos pokés encontrados nos matinhos, na evolução de alguns outros e até na hora de evoluirem, com um item específico equipado durante a noite ou... Bem, não vou me alongar demais não é? Este fator acaba influenciando muito na forma com que você vê a profundidade dos games de Pokémon. (Sim, confesso que fiquei muito contente com a volta deste recurso)

À noite, as casas se iluminam, os postes de luz se acendem e praticamente todo o cenário fica escuro. Já na parte da manhã, as luzes das casas começam a ser apagadas e os primeiros raios do sol fazem com que a cidade se ilumine, sem necessitar das luzes das instalações elétricas dos prédios e afins.

Prints de três períodos do dia, na Jubilife City.

Lembram-se daqueles updates, feitos no game Emerald? Pois é, agora eles são oficialmente tomados como regra. Pokés fêmeas podem passar aos filhotes a sua própria nature, com o advento da Everstone; pokés com abilities que produzem efeitos dentro E fora do campo, como CoupoundEyes e Magnet Pull; muitas das berries trazidas dos games da geração III retornam e muito mais berries são adicionadas, criando novos efeitos e também tem uma funcionalidade extra, a de aumentar os stats de Super Contests (sim, os contests de DP evoluíram e ficaram um pouco mais complicados...), entre muitos outros...

A história deste game de Pokémon (que segue a mesma fórmula desde tempos de RGBY) começa enquanto você assiste um noticiário de que um Gyarados Shiny fora visto num dos lagos do continente de Sinnoh, então, você vai até a casa do seu melhor amigo, pra saber o que ele planeja fazer e então, vocês irão até a Lake Verity (Lago da Verdade) pra procurarem pelo Gyarados Shiny. Você, mesmo achando perigoso, acaba indo com ele e então, vocês acabam sendo encurralados por dois Starlys (um pocémon ave) e então, pegam as pokéballs da pasta que está convenientemente próxima a vocês. Em seguida, vocês encontrarão o dono da pasta, o Prof. Rowan (com cara de mau encarado) e mais o treinador do sexo oposto ao seu. Daí então, você deve se deslocar até a Sandgem Town pra poder encontrar o laboratório do prof. Rowan, onde ele lhe dará a sua Pokédex e lhe dará a missão de completá-la com os dados dos pokémon da região.

Não pense você que, por mais que você conheça cada um dos pokémon, você reparará na grande diversidade de movimentos novos, abilities recém-criadas e de muitas lutas contra os treinadores em sua jornada. Por vezes, você será incitado a treinar mais um pouco a sua equipe, tal qual é a constante e insistente presença de treinadores. Por vezes, você encontrará alguns dos pokémon já conhecidíssimos (como Heracross, Ponyta, Zubats e Tentacools) e lhe dará mais comodidade pra preparar uma boa equipe.

DP é um dos games mais completos de Pokémon. Digo isso e ainda assino embaixo. Foi com o constante contato com as habilidade dos pokémon, as batalhas contra os trainers e de muitas mudanças na equipe que eu aprendi a montar uma equipe de pokémon "mais decente". Eu confirmei isso, através de minhas jogatinas nos simuladores online, testando as minhas habilidades de batalha; mas enfim, n'outr'ora poderei falar sobre estes simuladores.

Muitos dos pokémon antigos receberam uma habilidade totalmente nova e muito mais funcional, deixando os mais desavisados, pegos totalmente de surpresa. Breloom por exemplo, aprende somente a ability Effect Spore em games da geração III, mas, aqui, na geração IV, ele poderá ter a extremamente funcional Poison Heal, na qual o pokémon recupera vida ao invés de perder, por meio dos efeitos de envenenamento (Poisoned). Eu usava bastante um Breloom nos simuladores de pokémon. /hmm

A mecânica das batalhas ainda predomina a mesma. Single battles ocorrem com impressionante repetição, mas a quantidade de batalhas em double também aumentou bastante por aqui. Golpes novos foram inseridos ao panteão já herdado dos games das gerações anteriores, por isso, o leque de estratégias de um pokémon é maior, do que nos games anteriores.

A presença de novos itens impressionou muitos jogadores. Da Choice Band (que permitia aumentar bastante o poder de Atk de um golpe do usuário) presente nos games Advanced, passamos a ter as variações: a Choice Scarf (aumenta a Speed do usuário, permitindo usar apenas um golpe) e o Choice Specs (aumenta a Sp. Atk, mas impede o pokémon de usar outros golpes) e muitos outros itens interessantes.

Isso acabou fazendo com que muitos ou praticamente QUALQUER POKÉMON se torne perigoso, quando bem usados. Fora que a lista de items é tão grande que eu poderia passar mais de vinte minutos pra explicar como cada um funciona. Ah si, és verdad...

Como já passamos o tópico pros itens, vamos nos voltar a atenção pra PokéDex de DP. Ela ganhou funções interessantes, inclusive, você poderá usar a tela táctil do touchscreen do NDS pra navegar nela. Agora, ela ficou bem mais funcional: revela as formas alternativas de cada Pokémon, inclusive diferenças entre os sprites de pokémon fêmeas e machos. As caracteríscas podem ser das mais variadas, como: no tamanho dos chifres, desenho das asas, penas da cabeça, bulbo das flores com aspectos distintos etc...

Como podem perceber, acima, os Pikachus fêmeas apresentam a ponta da cauda bifurcada, enquanto que, os machos tem a ponta da cauda reta.

Você vai ficar louco revirando todo o jogo, simplesmente movido pela curiosidade de caçar e encontrar todos os pokés fêmeas e machos apenas pra perceber algumas diferenças sutis entre eles.

O Vs Seeker, que já fora apresentado ao mundo pokémon em FR & LG, acaba retornando novamente. E em boa hora, Sinnoh tem uma quantidade extremamente grande de trainers random passeando em cada lugar escondidos à espera de sua presença...

Há também, um Key item especial e interessante, o Explorer Kit. Com ele, você poderá visitar uma das diversas câmaras de escavação de minérios, do subssolo de Sinnoh. Você deverá montar um esconderijo pra você e poderá enfeitá-la com os itens que estão à venda no game e no subssolo, onde os Hikers trocam enfeites e objetos por Gems que você escava nas paredes rochosas das minas. Existe também um game interessante de roube a bandeira; na qual, dois jogadores entram no subssolo e, durante o tempo estimado, deverão encontrar o esconderijo do rival, tomar a bandeira do esconderijo dele e então, trazê-la até o seu esconderijo. Muitas tarefas realizadas no subssolo rendem uma pontuação no seu Trainer Card. Além desta interação divertida do subssolo, você poderá passear pelas minas à procura de itens valiosos e de fósseis de pokémon, que poderão ser revividos posteriormente em Oreburgh.

Um outro Key item exclusivo é o Poké Radar, na qual, você localiza espécies que não são nativas do continente de Sinnoh, como Nidorans, Taillows e vários outros. Ele também é comumente usado pra localizar pokémon Shinies ao batalhar e encontrar 40 ou mais da mesma espécie de Pokémon - você poderá verificar a contagem com o App Trainer Counter do Pokétch. Mas o óbvio, é que ele é um acessório que você conseguirá APÓS pegar a NationalDex do game. Tudo isso, só pra incentivar a zerar o jogo todo...

Bom, ainda temos as berries pra falarmos... As mesmas berries que você plantava com toda a atenção do mundo, estão intactas e, ainda por cima, trouxeram um item "apenas" pro cultivo. As "Mulch", são fertilizantes com diversos tipos de efeitos, podendo ser bem benéfico pr'aqueles tipos de jogadores muito atarefados e que tocam no NDS durante algumas horas no final do dia ou no meio do almoço. Algumas das berries ganharam a função de corrigir os EVs de seus pokémon, o que é uma mão-na-roda pra evitar aqueles EVs ganhos acidentalmente, numa dada altura do treinamento. Existem ainda, as berries anti-dano, provindas de Sinnoh. Elas reduzem o dano recebido supper-effective de um determinado tipo de ataque e a berry é consumida em seguida. Exemplo disso é a Haban B., ela ajuda os pokés que são fracos a ataques Dragon a se defenderem do dano e então, a berry é consumida.

AH sim, as berries agora, produzem pãezinhos chamados de Poffins. Eles são os responsáveis por aumentar os stats de Contests dos pokémon. E, falando em Poffins, vou citar como é que funciona a produção de um Poffin. Depois de agregar uma Berry à massa da panela, você precisará usar a Stylus do NDS, pra fazer círculos, mexendo na massa e evitando que ela se queime e que derrame pra fora da "tigela". Depois de um tempo, a Poffin estará pronta pra ser guardada e, posteriormente, usada pra alimentar os seus pokémon.

As contests presentes nestes games de Pokémon sofreram algumas modificações. Pequenas, digo eu... Elas se constituem de três fases: a primeira, você precisará usar todo o arsenal de itens de contest E um tema de papel de fundo, o que mais se adeque ao tema pedido pelo juiz do concurso. Dai então, avaliarão os acessórios usados e anotam a pontuação do mesmo; a rodada seguinte se constitue numa apresentação no palco, com todos os pokémon dançando. Use os botões que aparecem na tela, ou a Stylus no momento certo; a última fase, - é a mesma que você conheceu nos games RSE - é a demonstração de golpes. No final, eles somarão todos os pontos e então, darão o veredito final e entregarão a fita ao vencedor. Os Super Contests são muito mais difíceis do que se imagina...

Oh sim, o mais recente apetrecho pra treinadores, - criado no continente de Sinnoh - ganhou muita popularidade: Pokétch, ou conhecido também como Pokémon Watch. Ele é um acessório que ganha muitos apps (applicatives) durante a jornada.

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/773/773299/pokemon-diamond-20070316110748908_640w.jpg
O Pokétch alterna os seus apps, através da tela de toque do NDS, basta apertar sobre o button vermelho, pra transitar entre um app e outro. O mais interessante app, se consegue depois de completar o game, os apps de cores e o de cronômetro são realmente muito maneiros de usar, mas nem tão úteis assim...

Os principais apps (que me lembro) são: o Digital Watch, Analogic Watch (o de ponteiros), a Calculator, o Berry Searcher, o Pedometer, o Friendship Checker, o Pokémon List e o Dowsing Machine (um app que simula o já tão conhecido Item Finder). Os apps do Pokétch o fazem um apetrecho muito prático e útil, além de ser divertido também... /hihi

Você ficará LOUCO atrás de todos os apps deste acessório. Mas, já vou avisando que conseguir todos os apps do Pokétch não será muito fácil não... Principalmente porque alguns deles foram distribuidos em eventos da Nintendo entonces, bien...

Estes games fazem pouco uso da Stylus, podendo até permitir jogar apenas usando os buttons do NDS normalmente. Mas, os poucos recursos que precisam da Stylus são bem interessantes. Por exemplo, se, depois de muito tempo, você abre o seu case de badges (no menu, basta ir pro seu nome de trainer), você perceberá que as badges... Ficam opacas e até, com poeira!

Se você não cuidar das suas badges, elas ficarão... Assim, sujinhas mesmo. Não se preocupe se isso ocorrer com suas badges, basta passar um pano (sem água) pra poder deixar elas brilhando!

Ai então, você precisará "polir" elas, esfregando a stylus na tela até que voltem a brilhar!

Existem muitas coisas legais usando o recurso do WiFi, você poderá trocar pokémon usando o GTS da cidade de Jubilife, poderá montar grupos e equiparar os dados de cada integrante do grupo (o que me faz pensar n'algo semelhante as guildas e clans em MMORPGs) entre outras tantas que mal consigo explicar.

Num dos computadores da torre de radiotransmissão de programas da TV de Sinnoh, você encontrará umas duas salas, com três computadores, como os da print acima. Use um deles pra poder verificar os dados de sua jornada e poderá comparar com os demais integrantes do seu grupo. Interessante né?

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/773/773299/pokemon-diamond-20070316110749346_640w.jpg
Um exemplo de uma troca realizada no game, que poderá ser feita através dos recursos de WiFi e/ou Wireless.

Por conta de tantas novidades, ainda há aqueles fãs que ficaram frustrados com a forma com que os trainers ficaram. Os sprites dos trainers aqui, estão com um aspecto bem cômico, com uma cabeça maior que o corpo. Vai saber né... Eu também não curti muito isso, mas deixa quieto mermo...

História dos games...

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/760/760558/pokemon-diamond-version-20070201020154055_640w.jpg
O dragão do diamante azulado e o dragão das pérolas rosadas figuram as capas de Diamond e Pearl Version. A IV geração chegou pra arrasar quarteirões de tudo o que já existia no universo de Pokémon. Agora, as limitadas conexões com fios entre os cartuchos foi ultrapassada, pois o uso Wireless e do WiFi permitem conectar os NDSs de duas ou mais pessoas, próximas ou não tão próximas assim. Os efeitos gráficos impostos nestes games dão, ao jogador, a impressão de serem 3D, todos os cenários ganharam novas roupagens, deixando tudo realmente bem feitos!

As batalhas aumentaram de nível, todos os pokémon ganharam novas características, novas habilidades e novos ataques! A presença de novos itens e de apetrechos novos que facilitarão a sua jornada pelo continente de Sinnoh!

Os games da generation IV ainda mantém uma certa compatibilidade com os games da generation III. Mas pra isso, precisará ter a NationalDex em mãos, além de liberar a área da Pal Park, na qual você precisa encontrar e capturar os pokés. Este Pal Park tem uma função bem distinta. Primeiro, pra que você possa passar aquele seu Zapdos do LG ou o seu Latios de Ruby, você precisará antes, conectar o cartucho do seu game no GBA Slot do NDS. Em seguida, você deve enviar o seu pokémon pro cartucho da generation IV, transferindo-o DEFINITIVAMENTE do seu save de GBA para dentro do cartucho do DP. Ai então, vá até a Pal Park e você precisa localizar os pokés que enviou e capturá-los com pokéballs especiais. Não se preocupe, elas tem 100% de chances de captura, então basta encontrar os bichos e lançar a pokéball neles!

Neste processo de envio de pokés dos games da generation III pra IV, você deleta o seu poké do game antigo e o transfere nos games novos... É... Este é o custo pra manter os seus monstrinhos inteiros nas versões atuais dos games...

Curiosidades: DPt trazem os recursos de recapitulação, assim como em FR & LG! Um dos primeiros itens a serem recebidos, - o Journal - lhe dará a possibilidade de verificar todas as últimas ações de uma semana, alternando as páginas de um dia a outro.

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/781/781373/pokemon-diamond-20070417045503666_640w.jpg
Journal revelará os últimos fatos mais importantes, isso inclue capturas, chegar na X cidade, fazer compras...

Os pokémon lendários desta geração, despertam muito interesse de como foi formado o mundo e o universo de Pokémon, existem muitos registros históricos e passagens sobre os lendários pokémon e a sua contribuição pra formação do mundo pokémon. Existem muitos guardiões e um pokémon Alpha, chamado de Arceus. A Team Galactic tem ambiciosos planos que envolvem os Pokémon do tempo e do espaço, você precisará investigar o que a Team Galactic pretende fazer com estes lendários pokémon.

Aqui está um presente meu pra vocês: Pack com várias Themes com Pokémon

Neste pack temos muitos pokémon conhecidos, inclusive, a lista inclue pokémon da geração IV, como Buizel, Torterra, Infernape, Empoleon, Dialga, Palkia e Arceus. Eu fiquei encantado com algumas das themes deste pack e que podem ser usadas tanto pra saverscreen ou wallpaper, por isso, achei interessante compartilhar este link com vocês.

SCREENSHOTS:

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/780/780108/pokemon-diamond-20070412015310207_640w.jpghttp://dsmedia.ign.com/ds/image/article/780/780108/pokemon-diamond-20070412015330910_640w.jpg


http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/736/736546/pokemon-diamond-20060929085858394_640w.jpg


http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/780/780108/pokemon-diamond-20070412015328878_640w.jpg

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/781/781373/pokemon-diamond-20070417045509197_640w.jpg

http://dsmedia.ign.com/ds/image/article/760/760558/pokemon-diamond-version-20070201020156415_640w.jpg


INFORMAÇÕES


Nome original: ポケットモンスター ダイヤモンド, パール
Idioma: Inglês
Formato: rom
Tamanho médio: 64 Mb
Recomendado APENAS para maiores de 18 anos?: Não
Uploader: Latios Vision

Diamond Version
DOWNLOAD

Pearl Version
DOWNLOAD



2 comentários:

Renan Pinheiro disse...

Todas a novidades e alterações resgatadas, são muito boas, principalmente dia e noite!

O jogo parece ser muito longo para conseguir tudo que é legal nele, mas os lendários sempre valem o esforço :)

vascaino1 disse...

Eu quero um DS !!!!!!
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa