Review: Círculo de Fogo (Pacific Rim)

on sexta-feira, agosto 23, 2013
Quando surgiram os cartazes de Círculo de Fogo no cinema que assisti a Homem de Ferro 3, nada me chamava a atenção para o filme. Dava impressão que seria Evangelion e isso me desanimava mais. O tempo passa, o tempo voa, e se sua poupança é Bamerindus ela já era, vi alguns reviews gringos antes do filme chegar ao Brasil e fui convencido a assistir essa maravilha,

O filme mostrará a batalha dos humanos contra criaturas monstruosas chamadas Kaiju - o termo que designa os monstros colossais do cinema japonês. Para combater os inimigos, os homens criaram uma arma especial, os Jaegers - robôs gigantes que são controlados por dois pilotos cujas mentes ficam conectadas por uma ponte neural.

Esse é o filme que chega no nível de respeito que qualquer material que envolva Japão ou adaptações do Oriente, deve receber e para isso, foi necessário um mexicano (Guillermo del Toro) com a infância tão influenciada pelos mesmo seriados japoneses que vieram pro Brasil, com a pegada e poder de produzir filmes de Hollywood.

Kaiju (怪獣, kaijū) é uma palavra japonesa que significa "besta estranha", "animal incomum", mas que costuma ser traduzida como "monstro". Especificamente, é usada para se referir a um gênero de tokusatsu.

O incrível de Círculo de Fogo é que mesmo sendo algo extramente fantasioso, comum para nós da geração Manchete, consegue ter uma história sempre muito bem feita e com sentido. Seria muito fácil pré-julgar o filme como fantasia incomum, mas acredite, não é. A escolha do centro de tudo acaba sendo muito boa, o Círculo de Fogo (Pacific Rim), uma fenda enorme nas placas tectônicas do pacífico.

A fenda é onde residem os Kaijus. No decorrer do filme descobrimos o porque da fenda ser o lar deles e um pouco mais de como são criados. Eles possuem diversos níveis de força, indo em uma escala numérica. Todos os ataques até o ano de 2022 eram de Kaijus de níveis 1 a 4.

Para combater os monstros, a humanidade apostou em duas formas de defesas: uma barreira gigante e poderosa para impedir o avanço dos monstros; e os Jaegers.

Os Jaegers são os robos gigantes do filme. São controlados por dois pilotos que precisam ter uma compatibilidade alta, já que praticamente se tornam uma pessoa quando se conectam e passam a operar o robo. É impossivel uma pessoa sozinha conduzir um jaeger devido a toda a carga que receberia emocionalmente.

O exercito jaeger que segue até o final é composto por Gipsy Danger (EUA), Cherno Alpha (Russia), Crisom Typhon (China), Striker Eureka (Australia) e Coyote Tango(Japão).

Em suma, cada parte do mundo possui um jaeger para defesa. Em determinado momento o governo acredita que a verba em jaegers não é mais necessária devida a algumas mortes de pilotos e que a barreira deve continuar. A barreira não é a melhor forma de defesa e com isso é criada a resistência para manter vivo os jaegers e eliminar os kaijus antes de sermos eliminados.


Elenco: Charlie Hunnam, Rinko Kikuchi, Idris Elba, Clifton Collins Jr., Ron Perlman, Robert Kazinsky, Max Martini, Charlie Day
Direção: Guillermo Del Toro
Gênero: Aventura
Duração: 132 min.
Distribuidora: Warner Bros
Classificação: 12 Anos

0 comentários: