Mega Preview 2010

on terça-feira, janeiro 26, 2010

O site JBox fez um mega preview sobre os animes que podem pintar esse ano no país, trazemos a matéria para vocês

É chegado um dos momentos mais aguardados dos otakus do Brasil! Todos os anos o JBox mostra um panorama do que os fãs de anime podem esperar assistir na tv brasileira, aberta ou paga. É bem verdade que muito do que já anunciamos em previews passados nem chegou a ser lançado no país, mas tenha certeza de que a culpa não é nossa! A grande verdade é que o cenário que apreciávamos no começo da década sofreu uma grande mudança – e pra pior.

Qualquer um nota que com o passar dos anos, os lançamentos (tanto na tv paga, como aberta) foram reduzindo em número a ponto de qualquer novidade anunciada deixar todo mundo feliz que nem pinto no lixo. Diversos podem ser os motivos que levaram a essa situação, mas um é bastante fácil de se enxergar: a implicância do Ministério Público com seu sistema de classificação indicativa. Por conta disso, anualmente dezenas de animes são oferecidos ao Brasil mas voltam pro Japão, sem dar o ar de sua graça em alguma emissora – pra frustração de representantes e licenciadores.

Exemplos de animes que já estiveram por aqui e não foram adquiridos por nenhum canal: Magical Doremi, Detetive Conan, Doraemon, as séries Kamen Riders da era Heisei (de Kuuga pra frente!), Zoids, Bobobo-bo Bo-bobo, Duel Masters, Transformers Energon… A lista é realmente longa!

Embora você tenha a sensação de que a maioria das novidades não são tão novas assim (pelo fato de já termos anunciado tudo no decorrer do ano passado :P) vamos manter a tradição e a fim de dar uma turbinada resolvemos comentar também sobre lançamentos que deverão chegar nas lojas virtuais e magazines de todo país! Então apertem os cintos, e vamos nessa!



Tv Aberta: “Me dê Sua Força Pegasuuuu”
A volta d’Os Cavaleiros do Zodíaco à tv aberta brasileira já virou uma novela angustiante para os fãs. Fora do ar (de forma oficial) desde 2004, o anime que escancarou as portas para os heróis japoneses invadirem nosso país na metade dos anos 90 continua sendo um dos grandes carros-chefes da Toei Animation em nosso território. Com os episódios referentes à Saga de Hades terminados e liberados para passarem na tv aberta, foram realizadas negociações entre a poderosa produtora nipônica e todas as principais emissoras abertas do país. Dentro desses processos, o SBT e a Rede TV! foram os canais que chegaram mais próximo de fecharem contrato, mas na hora H as emissoras desistiram.

Pelo que ficamos sabendo extra-oficialmente, a Rede TV! julgou a violência do anime imprópria para faixa que dedica à desenhos e optou por investimentos mais “lights” que não gerassem problemas com o Ministério Público. As negociações para o retorno da série foram retomadas no final do ano passado com uma outra emissora que ainda não podemos divulgar. Até o fechamento dessa matéria, a expectativa é que a série reestreasse já em março no referido canal, ou seja, a volta é quase 100% garantida.

Falando em RedeTv!, o canal também teria iniciado negociações para exibir episódios inéditos de One Piece no Brasil, mas o fato de terem que iniciar as transmissões na segunda temporada pesou na “recusa”. O contrato de exibição dos primeiros 52 episódios editados pela 4Kids com o SBT tem validade até 2013, mas a Toei tem pressa em emplacar a série em nosso país para despejar produtos licenciados da marca no mercado. Por enquanto, apenas uma linha de material escolar (mochilas, cadernos & afins) se encontra sendo comercializada oficialmente. Irônico não? Um das marcas mais fortes do mercado japonês não consegue emplacar no país de jeito maneira!

A justificativa para trabalhar com a versão 4Kids no Brasil é pelo motivo apontado acima: o rigor que o Ministério Público impõe para classificação indicativa de programas na tv aberta – que acaba sendo o grande vilão para animes shonens no país. Por conta disso, séries como Bleach acabam ficando com pouquíssimas chances de darem as caras. E se lançados, seguramente terão cortes e edições no mesmo estilo que Fullmetal Alchemist sofreu na Rede TV!

Voltando a falar na emissora paulista, é nela que assistiremos (ou tentaremos, né?) o inédito Os Super Onze, nome oficial de Inazuma Eleven no Brasil. Nascido de um jogo pra Nintendo DS, a série tem como tema o futebol, mas não pense que se trata de uma cópia de Super Campeões, já exibido pela emissora. As partidas de Inazuma são recheadas de ação, raios, explosões e até demônios @_@. A salada maluca fez sucesso no Japão e deve repitir a dose no Brasil dentro Tv Kids. O lançamento, oportunamente, deverá ser entre abril e junho, próximo do Mundial de 2010 da África. As dublagens terão início em breve nos estúdios da Centauro.

Antes disso, a emissora levará ao ar os episódios da 2ª temporada de Dinossauro Rei. O anime infantil fez até certo sucesso (manteve os bons índices de Pokémon, pelo menos :P) e deverá chamar atenção da molecada pro bloco – que anda com uma audiência bem pífia, graças as reprises cansativas de Pokémon, ao incompreendido Ryukendo (que muita gente chama de “Power Ranger de 5ª categoria” x_x) e Chaotic.

Mas a salvação do bloco deve chegar em março com a estréia de Digimon Frontier. A exibição da série vai chamar atenção não só do público habitual do bloco infantil da emissora (que tem uma apresentadora merchanizada por uma fábrica de refrigerantes @_@), mas também de muitos fãs de anime que não conseguiram acompanhar a exibição da temporada pela Globo ou não possuem tv paga. O melhor é que a série traz uma história independente das anteriores o que não prejudicará a compreensão de ninguém – como se fosse muito complexo XD.

Não dá pra garantir, mas da mesma forma que a Rede TV! se surpreendeu com Pokémon e correu atrás de novas temporadas da série, caso Digimon repita o mesmo efeito, não se espante caso divulguemos no decorrer do ano a aquisição das temporadas anteriores do programa.

Pokémon continuará em seu lugar firme e forte e a emissora (caso não vacile) estará pegando as temporadas 6 e 7 das “garras da Globo” (Advanced e Advanced Challenge), tendo assim todos os episódios de Pokémon disponíveis para exibir. A 12ª segunda temporada (Pokémon Diamante & Pérola: Batalha Galáctica) já está certa de estrear no 2º semestre.

Além dessas novidads, o canal esteve “paquerando” Idaten Jump (anime a lá Pokémon, com bicicletas no lugar de mascotes @_@) e nesta semana está participando da NATPE (uma das maiores feiras televisivas do mundo) adquirindo programas e formatos novos. Dessa forma, é possível que alguma novidade venha na mala da dona Mônica Pimentel oriundo do catálogo da Televix, que tem alguns animes que o canal já apresentou (como Hunter x Hunter e Fullmetal Alchemist) e alguns que quase chegou a exibir – como O Príncipe do Tênis e Kaleido Star! De novidades, a empresa estará apresentando na NATPE o anime Basquash! e Yu-Gi-Oh! 5Ds. De velho e interessante, temos os 241 episódios da 1ª fase Yu-Gi-Oh!, que pouca gente viu e seguramente, faria sucesso coma molecada da mesma forma que Pokémon fez quando a Rede TV! tirou ela do fundo da gaveta.

Saindo da emissora do Pânico e indo pra casa do homem do Baú, está 100% certa a exibição da 3ª temporada de Naruto no SBT em 2010. Indo do episódios 105 à 156, essa temporada marca a etapa mais chata da 1ª fase de Naruto, com um monte de fillers (episódios criados pra encher linguinça na tv ) detestáveis. Pegando todo mundo de surpresa, e anunciado com exclusividade pelo JBox, o SBT adquiriu o anime Blue Dragon e embora não tenha uma data definida pra por a série no ar, já é uma das estreias mais esperadas de 2010 por dois motivos: ser inédito na tv paga e ter a participação do autor de Dragon Ball – Akira Toryama – no character design.

Da mesma forma que a programação do SBT é uma caixinha de surpresas, ainda podemos ter alguma notícia bomba no decorrer dos próximos meses envolvendo alguma estreia made in japan na emissora. Em 2009, muita gente especulou a estreia de Bleach no canal, mas a violência da série desencoraja os canais a toparem exibir o programa. Nessas horas, uma Rede Manchete faz uma falta…

No mais, As Meninas Superpoderosas Geração Z e os episódios da 1ª temporada de One Piece podem aparecer de uma hora pra outra no canal. E embora tenha abrido mão da 2ª temporada das aventuras de Ruffy & Cia, não podemos descartar a possibilidade das negociações serem reiniciadas e os episódios darem o ar de sua graça – difícil mas não impossível.

Com sua programação infantil, o SBT consegue constantemente vencer ou empatar com a poderosa Globo. Os investimentos em anime da vênus platinada, até o presente momento são uma verdadeira icógnita. Bakugan Nova Vestróia (2ª temporada da série) e Power Rangers Operação Ultraveloz (Operation Overdrive) são certezas que todos sabem que podem ser lançadas. Há ainda episódios inéditos de Digimon Data Squad (limado por não render um ibope satisfatório), Kamen Rider – O Cavaleiro Dragão (que voltou ao ar nos sabádos, mas sabemos que isso não deve durar muito tempo) e Power Rangers Força Mística.

A emissora recebe mensalmente diveros animes para apreciação, mas parece que o único que o povo adora é Dragon Ball Z. A partir desse ano, a emissora poderá exibir todos os 291 episódios da série e não pense que ela largará mão dessa estratégia quando o SBT por no ar novidades de peso. Goku & Cia acabaram virando o “ás na manga” da emissora carioca e convenhamos que Dragon Ball é realmente legal.

Desinteressada em animes desde 2003, quando deixou de exibir Pokémon, a Record possui em seu acervo o longa-metragem Pokémon 4 – Viajantes do Tempo, distribuído no Brasil pela Europa Filmes. Não sabemos se outros animes lançados pela empresa (como outros longas de Pokémon e O Reino dos Gatos) fazem parte de algum pacotão de filmes comprado pela emissora do bispo.

Na mesma situação, temos a Tv Cultura que de vez em quando exibe o oscarizado A Viagem de Chihiro em sua programação. Bem que podiam pegar O Castelo Animado (disponível em DVD pela PlayArte) ou qualquer outra obra de Miyazaki para dar um descanso pra Chihiro – se bem que as são reprises sempre bem vindas.

Como já anunciamos, a Band esse ano exibirá o ótimo longa-metragem de Cowboy Bebop em sua programação. O sonho de muitos otakus de ver os animes do finado bloco Otacraze com o relançamento do Band Kids foi pro beleléu, mas a emissora tem negócios em andamento e esteve a poucos passos de fechar com a Swen (responsável por Fullmetal Alchemist, Hunter x Hunter, Yu Yu Hakusho…) uma época atrás. É bom ficarem de olho no JBox para algumas novidades a serem anunciadas em breve.

No mais, a MTV não tem mais os direitos sobre Afro Samurai e Desert Punk. A emissora esteve perto de fechar negócio para exibir Bobobo-bo Bo-bobo, mas no final nada se firmou. Tal como as demais canais, ocasionalmente propostas são apresentadas mas a MTV sempre é reticente quanto a investimentos desse tipo de programa na sua grade. Uma pena: há gêneros de anime que caem como uma luva na proposta da emissora.

Tv Paga: Animax e o mínimo da animação japonesa.
Desde que resolveu mudar o foco de canal dedicado 24h para animes, o Animax viu o lucro entrar no caixa e por conta disso, continuará com investimentos não-anime em 2010. Como isso não nos interessa nenhum um pouco, vamos direto aos animes que já estão em poder do canal e podem estrear a qualquer momento: Baby Baachan, a 2ª temporada de Hell Girl, a primeira de Nodame Cantabile, o anime de mecha Dancouga Nova e Monkey Typhoon. Até o presente momento, não há informações acerca da aquisição da 2ª temporada de Bleach mas seria uma burrada o canal não adquirir mais episódios da série.

Animes da Columbia/Sony como os remakes de Astro Boy e Cyborg 009 (apresentados pelo Cartoon Network e Globo) estão disponíveis para exibição mas a falta de interesse do canal não nos deixa muito otimista quanto a esse feito.

Os 2 longas live-actions baseados em Death Note já foram dublados e podem ser que sejam exibidos no Reciclo nesse ano. Outros filmes como Steamboy (de Katsuhiro Otomo, criador de Akira), Paprika, Metropolis e Tekkonkinkreet lançados por aqui pela Sony também são possíveis longas que o bloco pode absorver – como já fez com Tokyo Godfathers, Final Fantasy VII Advent Children e Cowboy Bebop Movie.

E o canal deixa bem claro pra quem entra em contato que o nome Animax não é para ser associado exclusivamente a animes, mas sim a uma (suposta) programação animada e divertida. Engraçado é que ele foi apresentado no país, quando lançado, como um canal 100% anime…

Se o Animax está virando um novo Boomerang (que tinha a proposta de exibir apenas desenhos clássicos em sua programação e hoje virou uma podreira com séries imbecis), o que podemos dizer do Cartoon Network? Anos atrás, todos nós ficávamos com uma expectativa imensa das novidades que o mesmo poderia apresentar, mas atualmente ninguém anda ligando muito pro canal que “faz o que quer”. Os atuais diretores parecem não ir muito com a cara de animes e apenas novas temporadas do que a casa já tem (Pokémon, Bakugan e Naruto) irão estrear.

No ritmo em que é exibido, Kamen Rider Dragon Knigth deve ter episódios inéditos (não exibidos pela Globo) só pela metade do ano. Na geladeria do canal temos os longas 10 e 11 de Pokémon (O pesadelo de Darkrai e Girantia e O Guerreiro do Céu), e Deko Boko Friends que nem deve ser exibido da mesma forma que Anjos Guerreiros (Ikkitousen) e Gungrave nunca foram. Esses dois animes acabaram parando no I-Sat, do grupo Turner – o mesmo que administra o Cartoon.

O canal possui em seu acervo Efeito Cinderela, Samurai Champloo e a fase Santuário da Saga de Hades d’Os Cavaleiros do Zodíaco. Se a tendência de migração continuar, pode ser que tenhamos Love Hina, Ragnarok ou até Ranma 1/2 no I-Sat esse ano. Da mesma forma, algum anime shoujo ou infantil do Cartoon pode voltar a aparecer no Boomerang. Na lista temos Mirmo Zibang!, Hamtaro ou Cãezinhos da Sorte.

O Disney XD já anunciou o mês de estréia do aguardado Digimon Data Squad em sua programação – fevereiro desse ano. Seguramente poderemos assistir o anime até o final, e contemplar toda as aberturas e encerramentos limados pela Globo. A última temporada inédita de Power Rangers (antes do reboot tosco que a Disney promoveu no programa) chega no 1º semestre e já se encontra dubladinha desde o final do ano passado. Power Rangers RPM, baseado no tosquíssimo sentai Go Onger (os mechas parecem Pokémons @_@), investiu na ação, deixando a patetice da versão original um pouco de lado. E se você achou o final de Power Rangers no Espaço legal, prepare-se para uma sensação de deja vu ao assistir o de RPM…

O Disney XD possui em seu acervo alguns dos animes já apresentados pela Jetix no Brasil mas não parece amar muito o tempero oriental em sua programação. Seja como for, nesse ano é provável que a nova temporada de Beyblade (Metal Fusion) seja uma aquisição para estréia futura. Vale lembrar que o irmão mais velho do XD, o Disney Channell, estreará Stitch! (prometido desde o ano passado, com direito à exibição de cenas durante uma vinheta do canal), anime baseado no longa do bicho mais feio dos estúdios.

Na Nicklodeon, a expectativa fica por conta de Yu-Gi-Oh! 5Ds. A mais recente produção da franquia das cartinhas do capiroto é exibida nos EUA pelo Cartoon Network, mas isso não impede que a Nick tupiniquim seja a transmissora da série. O estranho é que até o presente momento não obtivemos por parte do canal qualquer informação concreta envolvendo as negociações.

Os canais da Família HBO devem nos reservar algumas surpresas, da mesma forma que aconteceu em 2009 – com a exibição de alguns longas dos Studios Ghibli. Certeza é estréia de Skycrawlers: Eternamente e Aplleseed Ex Machina. Outra certeza são filmes de terror oriental que os canais Maxprime e o Cinemax sempre apresentam em sua programação. Com muita reza, talvez os fãs de tokusatsu possam ter algo para seu deleite, afinal ninguém imaginava ver um longa da família Ultra por lá e tivemos essa grata surpresa.

E pensar que a não muito tempo atrás, ter tv paga causava inveja aos otakus que não tinham condiçõe$ de contratar o serviço. Depois ficam tentando entender porque a internet está “roubando” a audiência da tv…

Home vídeo: bravos e inglórios
Embora as entidades que atuam em pró do mercado brasileiro de home-vídeo tentem combater com todas as forças a pirataria, é visível nas ruas das grandes capitais que a ilegalidade anda ganhando a batalha. Em virtude desse fato, muitas empresas não se motivam a investirem em lançamentos, com medo do prejú, já que a licença pra lançar anime em DVD não é nenhum pouco barata. Pra piorar, os fãs brasileiros, que aparentemente são numerosos, não consomem produtos da mesma forma que fãs europeus ou americanos. Se somarmos a tudo isso os eventos que apoiam o material ilegal (leia: já lançado aqui de forma oficial), o resultado é o cancelamento de títulos e projetos indo pra gaveta.

Mas não vamos ser hipócritas: vários lançamentos deixam a desejar e algumas mancadas estratosféricas que assistimos ano passado desmotivam qualquer um a sacar o cartão de crédito ou as oncinhas da cateira pra comprar um produto! Seja como for, o nicho saudosista que a Focus conseguiu capturar com seus lançamentos em 2009 espera por novidades em 2010.

Até agora nada foi anunciado oficialmente, mas muitos dão como certo o lançamento de Flashman. Outras três séries com boas chances de sairem por essas bandas são Ultraman – que já teve na mira da empresa no passado, e Cybercop. Nos foi confirmado que Ryukendo terá continuidade no decorrer de 2010, mas até agora não há informações do mês em que novos volumes sairão.

No universo dos animes, anunciamos em primeira mão o lançamento de Digimon Adventure pela Flashstar (cujos donos são os mesmos da Focus) que os fãs gostariam muito de ver até o final. Novos volumes de Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas devem chegar no decorrer do ano e todos esperam qua a (ótima) qualidade apresentada no primeiro box seja mantida. Yu-Gi-Oh! GX também deve ter alguns novos volumes lançados.

O principal destaque ficará por conta da PlayArte que deixou para 2010 a chegada da epopéia animada de Dragon Ball. A empresa confirmou o lançamento de todos os 153 episódios da série e os fãs esperam que a empresa acerte a mão nesse título, apresentando uma coleção chiquetosa que valha a pena pagar o “precinho camarada” (aham XD) que a empresa faz.

Digimon Data Squad terá mais volumes lançados, mas não dá pra saber se a série será descontinuada como vários outros títulos que empresa já lançou. Na mesma situação temos Kamen Rider Dragon Knight. Ponyo pode sair direto em DVD, passando longe das telonas. Espera-se que muitos extras o acompanhem, pois o ótimo O Castelo Animado saiu bem magrinho nesse quesito.

No final de 2008 a PlayArte estava em negociação para lançar Bleach, Death Note e Evangelion no Brasil, mas da última vez que sondamos a chegada desses blockbusters, a empresa nos disse que não tinha previsão alguma de quando ou mesmo “se” serão realmente lançados.

Com exclusividade, anunciamos que a Warner estará lançando no Brasil o anime baseado no famoso jogo Halo e DVDs da febre da molecada, Bakugan. A Sony não nos confirmou nenhum anime previsto pra ser lançado nos próximos meses, mas sempre é bom ficar de olho pois tudo que a empresa lança tem qualidade.

Há várias outras distribuidoras no mercado que sempre trazem algo da Terra do Sushi e assim que ficarmos sabendo de algo – mesmo que não seja anime – estaremos deixando você ciente. E se algum anime perdido pintar em alguma piscina da vida, estaremos lá pescando pra deixar você informado. Só vamos passar longe de lançamentos safados como aquele Dragon Ball Z com capas feitas com prints dos episódios ou o Evangelion com capa feita no Paint.

E tem mais?
Mas é claro que tem! Ou ou você acha que nossas enquetes não servem pra nada :P? Mas não vamos gerar expectativas além das que geramos com esse preview. Sabemos de nogociações para o lançamento de Dinossauro Rei em DVD mas a empresa não nos confirmou se o contrato foi fechado. Okusama wa Majo (a versão japonesa da clássica série A Feiticeira) foi adquirida por um canal de tv aberta que meteu o dorama na geladeira e o esqueceu. Alguém se lembra da JBN TV, que sumiu do canal 142 da Sky?

0 comentários: