Sony planeja reformulação nas filiais Animax do ocidente

on segunda-feira, janeiro 11, 2010

Como muitos já previam, o vírus da ocidentalização espalhou-se de forma rápida pelas filiais do Animax no ocidente. Após infectar a América latina, é a vez da Espanha sofrer do mesmo mal. Como senão bastasse a estreia de séries americanas como Samurai Girl, Reaper, Supernatural e a britânica Primeval, o canal assumiu de vez que vai se reformular e a partir de agora, não será apenas um canal de anime e sim de gêneros diversificados como filmes, reality shows e seriados. O que causa mais espanto é o curto espaço de tempo que isso começou acontecer em uma filial que não possui nem 3 anos de existência.

O diretor de programação do Animax espanhol, Carlos Herrán, disse que a Sony tomou esta decisão após uma reunião onde a pauta principal era a reformulação de todos os canais do grupo. A premissa é a mesma da filial latina, que é a de um canal diversificado e muito mais aberto ao público jovem (na faixa dos 15 a 30 anos).
Ao contrário da direção latina que se esquivou em esclarecer os reais motivos da mudança por aqui, o diretor espanhol foi além e falou com mais sinceridade a respeito da mudança e declarou:

"O anime funciona muito bem no Japão (onde o Animax é líder), já o Animax Asia é aceito mas dificil de ser vendido. Quanto a Espanha e o resto do ocidente existem dois problemas: dificuldade de audiência e de comercialização".

Diferente da filial latina, o Animax espanhol além de pouco distribuido não possuia publicidade alguma e assim que começou a exibir seriados, diversos anunciantes decidiram fazer publicidade de seus produtos dentro do canal. Após tomarem conhecimento das declarações de Carlos, os espanhóis se mostraram conformados e não tão surpresos pois isso já era esperado por muitos deles que inclusive citaram exemplos de quanto o anime não é rentável para os canais, e um deles foi Bleach (que era exibido em TV aberta na faixa das 3h da manhã) com poucos anunciantes e audiência.

Os planos seguem a intenção global da Sony de modificar o Animax para lucrar com ele, e se os animes parecem não ser rentáveis a única sáida é mesclar todo tipo de conteúdo junto com eles.
Os canais Animax do ocidente parecem todos seguir agora, essa linha de diversificar a sua programação, e todos parecem usar a desculpa de buscar mais audiência. Foi o que tinha feito o Animax Índia, que havia dito ao site Indiantelevision em 2007, que estava mudando, introduzindo programetes e filmes live-action na programação para se adequar às preferências do público indiano. A proposta na época era transformar o Animax Índia em um canal 50% anime, 50% outros tipos de programas.

Entretanto, mais ou menos um ano depois, o canal volta a ser full anime, acompanhando quase que integralmente o sinal genérico do Animax Ásia.
Ou seja, apesar de todo o discurso que fez, de todas as mudanças que implementou, o Animax de lá voltou a ser full anime, muito provavelmente porque o seu próprio público não teria aprovado a reformulação do canal e teria respondido na audiência. Não se conhece a situação do canal atualmente na América Latina, se os não animes estão ou não, realmente dando retorno ao Animax. Entretanto uma coisa é certa, a Sony está exportando uma idéia que deu errado na Índia para todo o ocidente.

Fonte: ANMTV

0 comentários: